Menu - Gêneros

domingo, 19 de novembro de 2023

A Noite das Bruxas (A Haunting in Venice) – USA 2023 nota 7,0

Quem leu o livro “Hallowe'en Party” de Agatha Christie vai se surpreender com os rumos dessa história.

Incrível como o roteirista Michael Green (“Logan”, “Blade Runner 2049"), conseguiu recriar o clima agathachristiano, pois na verdade o filme baseia-se no livro apenas em algumas poucas passagens.

Poirot (aposentado) é convencido por sua amiga de longa data Ariadne Oliver (Tina Fey), a participar de uma sessão espirita na casa de uma conhecida. A vidente Joyce Reinolds (Michelle Yeoh) vai tentar contado com uma moça morta, a filha da anfitriã.

Poirot adota seu senso crítico e passa a olhar as ocorrências “paranormais” com a sua habitual frieza analítica, mas alguns acontecimentos começam a fazer com que ele próprio passe a duvidar de suas convicções a respeito da inexistência desses fenômenos.

Em meio a tudo, um assassinato acontece e o detetive entra em ação.

Bem bolado, bem escrito e bem dirigido, numa produção caprichada apresentando cenários e uma direção de arte que dá gosto apreciar.

Não é nenhum super clássico, mas é interessante, agradável, com um roteiro bem costurado e (não fugindo à regra) com um desfecho surpreendente.

Recomendo.

Nota 7.0 de 10 => IMDb 6.6


Ahsoka 1ª Temporada – USA 2023 nota 6,2

Com a Nova República comandando o universo, a única ameaça do retorno do Império é o resgate de Thown, um general imperioso (eitah), exilado em uma galáxia distante (sempre distante, nunca tem uma galáxia ali na esquina...).

Acontece que as forças malignas não descansam e Baylan Skoll (Ray Stevenson), um Ex-Jedi (existe isso?) que se tornou mercenário e sua pupila, tomam de assalto uma nave que transportava Morgan Elsbeth, a única prisioneira capaz de resgatar o dito cujo carcará sanguinolento (não sei o porque disso).

Pra ajudar, Ahsoka Tano e sua Padawan metida a sabichona, cometem a maior burrada desde o início da franquia em 1977 e acabam ajudando os vilões.

Quando Dave Filoni escreveu o roteiro, estava com lombriga, porque por mais que eu goste de Star Wars, já estava me dando nos nervos tanta incoerência e tanta idiotice junta.

Assisti até o final, para conferir de quanto foi o prejuízo de tempo perdido. 

Foi alto.

Brincadeira, na verdade não foi tanto assim. Mas que o roteiro é ruinzinho é. Protegei-nos Senhor, de uma segunda temporada tão bobinha assim!

Com Rosário Dawson, Mary Elisabeth Winstead, Hayden Christensen e David Tennant dublando o androide Huyang.

Obs: Ray Stevenson faleceu aos 58 anos, logo após as filmagens.

Nota 6.2 de 10 => IMDb 7.6


quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O Protetor: Capítulo Final (The Equalizer 3) – USA 2023 nota 7,1

Dirigido por Antoine Fuqua (Emancipation: Uma História de Liberdade, Sete Homens e Um Destino e os outros “Protetores”), esse terceiro, e me parece, o último filme da franquia, foi buscar inspiração descarada em “Cavaleiro Solitário” de 1985, filme escrito, dirigido e protagonizado por Clint Eastwood.

Depois de uma bem sucedida invertida contra algumas pessoas do mal, Robert McCall, Denzel Washington, vai parar em uma vilinha italiana à beira mar, repleta de pessoas simpáticas e alguns malfeitores metidos a donos do mundo e das pessoas pacíficas.

De cara já sabemos o que vai acontecer com os vilões, e é esse o grande trunfo do filme. A gente fica naquela expectativa sabendo que vai morrer bandido a rodo. Só o que temos que fazer, é recostar no sofá e curtir.

O filme não decepciona, mas haja marmelada... ah... quem se importa? Eu não...

Com Dakota Fanning.

Nota 7.1 de 10 => IMDb 6.9


Guardiões da Galáxia Vol. 3 (Guardian of the Galaxy Vol. 3) USA 2023 nota 7,2

Rocket Raccum sofre um atentado e com a vida em risco, seus amigos partem em busca de um código genético capaz de destravar seu organismo para que ele aceite usar o aparelho curativo.

Ao mesmo tempo, vamos conhecendo a sua origem em flash backs e uma terrível ameaça que sempre esteve à sua espreita.

Filme fora da caixinha e por isso mesmo, agradável. A luta aqui é para encontrar um apetrecho, mas eis que surge um vilão da maior crueldade e os Guardiões vão ter que enfrentar um ser poderoso e enlouquecido pelo próprio egocentrismo.

Bom filme, divertido e com uma trilha sonora impecável.

Com os já tarimbados:

Dave Bautista

Karen Gillan

Pom Klementieff

Presença de Sylvester Stallone, Will Putton e Maria Bakalova com a voz de “Cosmo”.

Vin Diesel continua dando voz a Grooth e Bradley Cooper a Rocket.

Eu gostei.

Nota 7.2 de 10 => IMDb 7.9


Loucas em Apuros (Joy Ride) USA 2023 nota 6,6

Quando um filme tem um maluco como Seth Rogen como um dos roteiristas, você pode esperar que vai ter piadinhas infames, zueira com sexo, drogas e otras cositas do mesmo naipe. 

Joy Ride não foge à regra ao contar a história de duas amigas de infância asiáticas, que foram adotadas por famílias americanas.

Já no início o filme dá uma mostra do que vem pela frente, numa cena muito hilária.

Em um certo momento, uma das amigas precisa viajar para a China a negócios e lá encontrar sua mãe biológica, por exigência de um cliente.

Mais duas amigas asiáticas se juntam à dupla e começa uma aventura por terras desconhecidas e cheias de surpresas.

Divertido, com um palavrão em cada diálogo e muita alusão a sexo, tudo sem cair no terreno da depravação.

Com Stephanie Hsu de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Boa comédia.

Nota 6.6 de 10 => IMDb 6.4


O Som da Liberdade (Sound of Freedom) - USA 2023 nota 6,2

Um dos filmes mais comentados de 2023. Conseguiu a façanha de desbancar vários Blockbusters na sua semana de estreia nos Estados Unidos, auxiliado por uma teoria conspiratória alegando que o filme esteja vinculado ao QAnon.

O filme, produzido por Mel Gibson e estrelado pelo seu “Jesus”, Jim Caviezel, conta a história verídica de como um agente do FBI especializado em combater pedófilos digitais. Ele se torna um agente que vai em busca de crianças escravas usadas para a prática da pedofilia e as pistas o levam até a América do Sul, precisamente na Colômbia.

Mas a verba destinada ao seu trabalho não permite que ele continue sua empreitada, mesmo assim, o cara vai em frente.

Apesar da bela história e da heroica empreitada do protagonista, o filme peca em alguns momentos, exagerando na dramatização a ponto de beirar a pieguice.

As cenas de abuso também me incomodaram um pouco, causando certo asco e uma tendência a pressionar o >> no controle remoto.

Mas vale a pena assistir, afinal não é qualquer produção independente que desbanca superproduções tipo “Avatar 2” nas bilheterias americanas.

Com a eterna “Poderosa Afrodite”, Mira Sorvino.

Nota 6.2 de 10 => IMDb 7.7


sábado, 4 de novembro de 2023

Reinfield: Dando o Sangue Pelo Chefe (Reinfield) – USA 2023 nota 6,2

Nicolas Cage parece recuperado da sua fase “Rumo ao Fundo do Poço” e voltou a fazer filmes até que razoáveis.

A exemplo de “O Peso do Talento” de 2022, aqui ele encarna o Conde sugador de pescoços alheios, enfrentando problemas com o seu cuidador, Reinfield.

Nicholas Hount, de “X-Men” e “Mad Max: A Estrada da Fúria”, faz o papel do vassalo comedor de insetos, dominado pelo conde mais famoso do cinema. Acontece que depois de séculos de servidão, o moço resolve participar de um grupo de autoajuda formado por pessoas moralmente assediadas e vítimas de abuso.

Em meio a tudo, ele acaba ajudando uma policial (Awkwafina) que está lutando contra a corrupção da polícia na sua cidade.

Muito sangue, sangue mesmo, bota sangue nisso, em cenas pra lá de Gore. Infelizmente, a veia cômica estava com uma camada de colesterol aqui e ali, e o filme acabou ficando meio sem-graça.

Mas eu ainda arriscaria uma olhadela.

Nota 6.2 de 10 => IMDb 6.4


Meu Vizinho Adolf (My Neighbour Adolf) – Israel 2023 nota 7,0

Raridade: Filme do cinema israelense, a terra da Gal Gadot.

América do Sul, 1960. Um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto está convencido de que seu novo vizinho não é outro senão Adolf Hitler.

Começa então uma vigília rigorosa em busca de evidências que comprovem a identidade do cara. As dificuldades aparecem e a trama evolui de uma maneira engraçada e ao mesmo tempo cercada de suspense.

Sensível, divertido, dramático, mas amenizado pelo tom de comédia.

Um filme agradável, com belas locações e um desfecho inesperado.

Me incomodou o acontecido com o cachorro, mas o filme tem um bom desenvolvimento e um desfecho coerente e bem bolado.

Para quem está a fim de ver criatividade artística e deixar um pouco de lado efeitos especiais, é um filme na medida certa.

Com Udo Kier como o “Führer”.

Nota 7.0 de 10 => IMDb 6.5


O Baile das Loucas (Le bal des folles) – França 2021 nota 5,2

Filmeco que à primeira vista parece melhor do que é.

É um drama sobre uma instituição para tratamento de problemas psíquicos comandada por um bando de charlatões egocêntricos, tarados e estupradores de mulheres abiloladas, tudo comandado por um médico psicopata (Grégoire Bonnet).

Eugénie Cléry (Lou de Laãge) é internada porque nasceu com o dom de falar com espíritos.

Numa época em que a ignorância, o preconceito e o fanatismo religioso levavam as pessoas a tratar coisas desse tipo como bruxaria, a fenomenal mocinha que não nasceu com o dom de controlar a língua, acaba sendo levada para a tal da Instituição e lá vai fazer algumas amigas e ajudar outras, mas como a cabeçuda continua com a mania de não se fazer de sonsa, vai chamar a atenção dos médicos e comer o pão que o diabo amassou.

Geneviève Gleizes (Mélanie Laurent, de “Bastardos Inglórios"), é a enfermeira que vai tentar ajudar a moçoila.

Até uma certa idade, o filme se aguenta, mas o que parecia um drama pesado e com certo suspense, acaba se tornando um filme gospel e totalmente descaracterizado de sua proposta inicial.

Fui até o fim de teimoso.

Bem feito.

Desrecomendo...

Nota 5.2 de 10 => IMDb 6.6


Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1(Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One – USA 2023 nota 7,0

Primeira parte de uma história sobre uma entidade virtual capaz de botar o planeta todo sob seus domínios. Uma chave bipartida, separada em suas partes, que se forem unidas, pode dar ao seu possuidor, o controle da tal entidade e em consequência da humanidade.

Claro que os maiores vilões do mundo vão se interessar pelas chaves e então Ethan Hunt e a sua equipe da IMF, vão arriscar novamente suas vidas para salvar o mundo humano dos próprios humanos.

Requinte, belas locações, ótimo elenco como sempre. E agora com uma nova integrante, Hayley Atwell.

Com os já tarimbados:

Ving Rhames

Simon Pegg e

Rebecca Ferguson, um recadinho:

Cara Ilsa, se com uma espada ninja, não consegue vencer um velho de 60 anos, armado apenas com uma faquinha, então o melhor mesmo é ir cuidar do seu SILO. Você está ultrapassada.

Com: 

Vanessa Kirby

Esai Morales

Pom KlementieffGuardiões da Galaxya

Shea Whigham

Cary Elwes

Vale o ingresso.

Nota 7.2 de 10 => IMDb 7.8

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...