Menu - Gêneros

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Oppenheimer – USA 2023 nota 7,0

Um drama histórico dirigido por Christopher Nolan e dramatizado a fundo. A história do desenvolvimento da Bomba Atômica, os projetos que não deram certo, os bilhões gastos pelo governo de Truman e os receios, as dúvidas, suspeitas de espionagem, comunismo, corrida contra os russos e a vida particular tumultuada de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), o homem à frente do projeto totalmente desenvolvido em Los Álamos (uma terra considerada sagrada pelos índios) e monitorado de perto pelo General Leslie Groves (Matt Damon).

Tudo é contado em flashes, em um julgamento montado para determinar se Oppenheimer foi realmente um patriota, ou um traidor. Ficou difícil entender, como Lewis Strauss (Robert Downey Jr.), tinha tanta influência no meio político da época.

Não é um trabalho impecável de Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas). Faltou muita informação, o roteiro tem falhas maiores do que a de St Andreas. Por exemplo, a detonação da segunda bomba em Nagasaki passou praticamente em branco.

São três horas e vinte minutos de filme. Apesar do seu valor histórico e da sua qualidade técnica, não esquecendo de mencionar o elenco grandioso de super estrelas hollywoodianas, é longo, chato e maçante.

Eu esperava uma outra pegada. Quem sabe se Nolan tivesse simplificado as coisas em vez de complicar tudo?

Para mim, é um filme obrigatório e está longe de ser uma bomba (?!!), mas é enfadonho... ah se é...

Com:

Emily Blunt

Florence Pug

Jason Clarke

Casey Affleck

Tony Goldwin

Kenneth Branagh

Gary Oldman

Rami Malek

James Remar

Nota 7.0 de 10 => IMDb 6.8


domingo, 28 de janeiro de 2024

Boogeyman: Seu Medo é Real (The Boogeyman) - USA 2023 nota 5,4

Boogeyman: seu medo é real, já pensaram se não fosse? Brasileiros e a velha mania de inventar para que o título fique mais atrativo...

Como eu já disse aqui, não sou muito fã de filmes de terror. Acho que o gênero já está saturado, por causa das inúmeras produções baratas com péssimos roteiros e total falta de criatividade.

Acontece que volta e meia eu leio Stephen King e como Boogeyman é baseado em um de seus contos,  resolvi dar uma conferida.

Não foi uma total perda de tempo, mas passou bem perto.

Na história, um monstrengo mais cômico do que assustador, se instala nos armários embutidos das casas antigas a fim de apavorar criancinhas indefesas e carentes de credibilidade. É isso mesmo, o velho clichê impera e ninguém acredita na infeliz da criança.   

 O filme cozinha o galo por mais de uma hora, com um sustinho aqui, outro ali, para no final ter um pouco de ação, depois que a luta contra o sobrenatural passa para o campo físico.

Durante os créditos, uma grata surpresa: ouvir "Burning Love" de Elvis Presley.

Não combina com o filme, mas é Elvis. E isso basta.

O diretor Rob Savage, não tinha nada de muito expressivo no currículo. E assim continua.

Nota 5.4 de 10 => IMDb 5.9


Twisted Metal 1ª temporada – USA 2023 nota 7,2

Adaptação para as telas dos personagens do Game homônimo.

Em um futuro pós apocalíptico, os Estados Unidos estão divididos em duas partes: uma cidade modelo, chamada Nova Los Angeles e o resto do mundo, uma terra sem lei, onde quem manda é o mais forte.

Em meio a isso, Anthony Mackye, “John Doe, O Leiteiro”, um cara e seu “Subaru” vermelho chamado Evelyn, percorre o mundo realizando serviços de Delivery. Acostumado a encontrar todo tipo de adversidades e se sair bem delas, ele acaba tentado a realizar uma missão quase impossível por uma chance de se tornar cidadão da Nova Los Angeles.

Mas nesta missão ele vai conhecer Quiet (Stephanie Beatriz de Brooklin 99), Sweet Tooth (Joe Seanoa), um sujeito muito do pirado e um Xerife psicopata (Thomas Haden Church).

E então, as coisas vão se complicar um pouquinho.

Com Neve Campbell e Jason Mantzoukas o “Pimento” de Brooklin 99.

Divertido e movimentado. Um ótimo passatempo em episódios de meia horinha cada.

No final você vai descobrir que tudo não passou de um preparo para a segunda temporada. E não vai querer perder.

Nota 7.2 de 10 => IMDb 7.4


domingo, 14 de janeiro de 2024

Camaleões (Reptile) – USA 2023 nota 7,0

Benício Del Toro é o detetive Tom Nichols da polícia da Nova Inglaterra. Ao investigar o assassinato de uma corretora, passa a seguir um rastro de pistas que começam a leva-lo por um caminho muito perigoso, inclusive gerando a desconfiança de que amigos muito chegados e colegas de trabalho, estão envolvidos.

Filme investigativo com a parceria do próprio Benício no enredo. Não é de muita ação, mas o suspense em alta, mantém o interesse o tempo todo, além disso, Benício Del Toro é sempre uma ótima referência.

Com Justin Timberlake e Alicia Silverstone, é... ela mesmo, de “As Patricinhas de Beverly Hills”.

 

Nota 7.0 de 10 => IMDb 6.8

A Maravilhosa História de Henry Sugar (The Wonderfull Story of Henry Sugar) – USA 2023 nota 7,1

Sou suspeito para falar sobre filmes do Wes Anderson (Ilha de Cachorros, O Fantástco Sr. Raposo), pois como muitos sabem, sou fã do diretor.

Neste curta metragem de um pouco mais de meia hora ele conta (do seu jeito bem humorado), a história do Henry do título, um sujeito que conseguiu a custo de muita concentração, um feito extraordinário: Enxergar de olhos fechados. Ou vendados. Ou impedido de contato visual. Ou seja, ele conseguia ver só com o poder da mente.

O filme, em formato de uma HQ, tem um ritmo ligeiro e cheio de firulas cênicas, coisa que agrada bastante quem gosta de gags e brincadeiras cenográficas.

Eu gosto, mas a coisa tem que ser feita por quem tem habilidade, senão, tudo fica forçado e sem graça.

Wes Anderson é mestre nessa arte.

Com Benedict Cumberbatch, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Dev Patel.

Nota 7.1 de 10 => IMDb 7.4


O Continental: O Mundo de John Wick (The Continental: From the World of John Wick) - USA 2023 nota 6,9

Criado por Greg Coolidge. da série "Wayne" de 2019. O Continental da década de 1950, é comandado por Mel Gibson, oops... por Cormac ... interpretado pelo Mel Gibson. Um sujeito mal, muito mal...

Um dos seus discípulos acaba se rebelando e rouba a prensa que fabrica a moeda, o único dinheiro aceito no Continental.

A partir daí, muita coisa vai rolar, muita gente vai morrer e muito assassino de aluguel vai entrar em ação.

O roteiro tem furos do tamanho de crateras lunares, mas o clima John Wick está presente e só por isso já vale assistir.

São três episódios de 1h30 mais ou menos.

Não é ótimo, mas é bom.

Com Collin Woodell de "Ambulância: Um Dia de Crime".

Nota 6.9 de 10 => IMDb 7.2


Onde Fica o Paraíso (Summerland) – UK 2020 nota 6,0

Filme da diretora Jessica Swale, que eu não conheço e nunca vi mais gorda, mas que agora, depois dessa obra, na minha singela opinião, vai continuar no ostracismo. 

Não que o filme seja ruim, nada disso, mas também não é bom.

A premissa até que desperta interesse, pendendo para um filme sensível, tipo ganhador de prêmios. Acontece que faltou ousadia. O filme fica em cima do muro o tempo todo e quando achamos que vai descambar para um desfecho arrebatador, apela para as conveniências roteirísticas apenas para acabar bonitinho, ou seja, só com suspiros e gemidinhos discretos, sem fogos de artifício e nem gemidos ofegantes... 

No período da Segunda Guerra, escritora solitária (Gemma Arterton) de “Melanie: A Última Esperança”, acolhe com muita má vontade um garoto “evacuado” (são crianças que perderam os pais na guerra, ou que ficaram sozinhas depois da convocação dos mesmos). O que a princípio parecia ser um relacionamento impossível, devido ao mal humor da Miss Lonely, vai mudando à medida em que vão se conhecendo melhor. Participação de Gugu Mbatha-Raw de “Brooklin: Sem Pai, Nem Mãe”.

Como eu já disse, não é ruim, só meio insosso.

Ah... e o elenco envelhecido, não convence nem uma criança de 2 anos de idade, ainda mais que as pestinhas de hoje parece que já nascem sabendo mais do que a gente.

É apenas um passatempo agradável, sem maiores emoções.

Nota 6.0 de 10 => IMDb 7.0 

Hypnotic: Ameaça Invisível (Hypnotic) – USA 2023 nota 5,6

Novo filme de Robert Rodrigues, parceiro de Quentin Tarantino, diretor de grandes clássicos de ação (Pequenos Espiões, Sin City, etc..).

O enredo: filme de ação em que o detetive Dom Rourke (Ben Afleck) e Diana Cruz, uma vidente vivida por Alice Braga, precisam combater um inimigo poderoso que consegue hipnotizar as pessoas e obriga-las a fazer o que ele bem entende. O detalhe é que no passado, o vilão é suspeito de ter sequestrado a filhinha do detetive.

Promete não?

Só que... fué fué fué...

O que aconteceu Robert? O filme é ruim...

Tudo parece falso (literalmente), Ben Afleck está horrível, principalmente nos minutos finais. Alice Braga está muito esquisita (pra não dizer outra coisa, reparem nos olhos da mulher, suas encaradas beiram o constrangimento). E aquela cena do beijo? Meu pai...

O roteiro do próprio Rodrigues (escrito em parceria) é cheio de furos e não convence.

E pra coroar, um final idiota que usa a desculpa do hipnotismo para justificar a falta de ideias mais criativas.

Que pena.

Um grande diretor, um puta elenco e um resultado indigno de todos eles.

Só vale mesmo pelo elenco, apesar de não star (?!) lá essas coisas...

Confira.

Nota 5.6 de 10 => IMDb 5.5


Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...