Menu - Gêneros

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Parasita (Gisaengchung)

Coréia 2019

Filme muito comentado, elogiado e premiado. Aposta da crítica especializada para ganhar o Oscar de Produção Estrangeira. Acho que ganha.
E olha que tem gente apostando que tem chances até de levar o prêmio de Filme Principal, já que, a exemplo de "Roma" em 2019, está concorrendo nas duas categorias.
Só que na categoria Filme Principal, vai concorrer (só vou citar três dos indicados) com "O Irlandês", "1917" e  "Era Uma Vez em Hollywood". Não acho que "Parasita" seja superior a nenhum desses...

Família pobre (pai, mãe e casal de filhos jovens), habituada a viver de maracutaias, encontra um jeito de se "ajeitar" trabalhando para uma família de classe alta (pai, mãe e casal de filhos, menina adolescente e um menino), uma família muito ingênua.
Pra conseguir os empregos e sem revelar que são parentes, eles vão armando suas arapucas em cima das fraquezas da família e se "instalando" na casa, uma mansão que parece obra de algum artista da arquitetura moderna.
Mas um fator desconhecido que habita o casarão vai dar aquele "plot twist" na história e complicar de vez a boa vida dos "parasitas".
As consequências serão sangrentas. E amalucadas...
Bom filme, apesar das 2 horas e 12 minutos. Padrão coreano: mais de duas horas.
Não senti que a parábola família pobre X família rica fica tão caracterizada e nem tanto significativa na história, como foco principal comparativo. Acho que a força do enredo se concentra no golpe e na "ação" da família/quadrilha que acaba pega de surpresa pelo segredo escondido no porão.

Apesar de ser bom, dos muitos elogios e uma torcida declarada de alguns críticos e comentaristas, para faturar o Oscar, não achei nenhuma maravilha, aconselho a quem ainda não assistiu, baixar um pouco a expectativa pra não se decepcionar.

O diretor Bong Joon-ho dirigiu "O Expresso do Amanhã", "Okja" e "O Hospedeiro de 2007" um dos primeiros filmes coreanos a fazer sucesso nas locadoras.

Indicado para:
Melhor Filme
Melhor Filme Estrangeiro
Melhor Diretor
Roteiro Original
Direção de Arte

Nota 7.5 de 10.
IMDb: 8.6 (Não acho que seja pra tanto)

3 comentários:

  1. Ainda não assisti, mas já estava com esse sentimento também: de que não é tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar tanto sobre esse filme, que era uma quebra de paradigma de Hollywood etc (tanto que a HBO vai lançar a versão extendida como uma série), mas mesmo assim não tava muito animada. Porém como gostei muito dos outros filmes do Bong Joon-ho, eu provavelmente vou assistir ainda esse mês.

    ResponderExcluir
  3. "Parasita" Levou quatro Oscars:
    Roteiro Original
    Direção
    Filme de Língua Estrangeira
    Melhor Filme
    Vou re-assistir.

    ResponderExcluir

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...