Menu - Gêneros

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Jojo Rabbit

USA 2019

Inspiradíssimo Taika Waititi “Thor Ragnarok”, “O Que Fazemos nas Sombras”.
Filme maravilhoso, com personagens marcantes, elenco impecável, história que deixa a gente interessado o tempo todo e uma trilha sonora sensacional.
Não me lembro de um ano em que o Oscar de melhor Filme esteve tão bem disputado.  E olha que ainda falta eu ver "Adoráveis Mulheres” e “Ford X Ferrari”.

O filme tem nuances de “A Vida é Bela” de Roberto Begnini, tem uma camada externa de graça e leveza, que esconde um mundo assustador que vai nos revelando aos poucos, até chegar em um ápice de suspense e medo de deixar a gente de boca seca em algumas cenas.
Acompanha o menino Jojo (Roman Griffin Davis), seu amigo imaginário e sua mãe Rose (Scarlett Johansson) durante dias que antecederam a invasão da capital Alemã pelas forças aliadas.

Não dá pra falar muito, pra não estragar a sensação que o filme causa na gente, mas o menino está prestes a iniciar seu treinamento para ingressar no exército alemão e devido à sua insegurança cria um amigo imaginário, Adolf, o próprio Fuhrer, interpretado pelo diretor.

A cena da vistoria alemã com o assustador Her Deertz (Stephen Merchant) à frente do grupo de soldados alemães é de um suspense capaz de deixar a gente suspenso na poltrona.

Só tenho um "porenzinho", o diretor acabou sucumbindo ao velho clichê de colocar uma música melancólica (Waltz & Chorus From “Faust”) enquanto corpos são destroçados e metralhados em batalha.
Mas isso é perfeitamente perdoável diante de uma obra desse nipe.

Assim como um vegano não praticante, do tipo que diz "sinto pena dos animais, mas já mataram mesmo, então eu vou comer...", eu não posso deixar de pensar que são as crueldades da guerra rendendo obras de arte, mesmo assim não tem como não indicar esse filme. Assistam!!

Trilha sonora com:

Tom Waits
Beatles
Roy Orbison
Glen Miller e sua Orquestra
David Bowie
Ella Fitzgerald

No elenco ainda tem o excelente Sam Rockwell e a maluquinha Rebel Wilson.

Indicações aos prêmios da Academia:
Melhor Filme
Atriz Coadjuvante – Scarlett Johansson
Roteiro Adaptado
Direção de Arte

Nota 8.2 de 10
IMDb: 8.0

Um comentário:

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...