Menu - Gêneros

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O Farol (The Lighthouse)

USA 2019
O filme se passa no final do século 19.
Thomas Wake (Willem Dafoe), recebe seu novo ajudante Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para cuidar do farol em uma remota ilha na Nova Inglaterra.
Momento curtural:
Utilizados desde a Antiguidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que estavam a se aproximar da terra, de recifes ou de perigos para a navegação.
O primeiro farol de que se tem registro é o farol de Alexandria no Egito,construído em 280 a.C. na ilha de Faros.







Voltamos:
Desde o início já se percebe um comportamento estranho e uma certa tensão, criada por diálogos esquisitos, numa linguagem própria de marinheiros. Méritos do diretor que também escreveu o roteiro em parceria com seu irmão.
A coisa vai ficando mais intensa à medida que os dois vão se conhecendo e ao contrário do que aconteceria com dois colegas de trabalho normais, o antagonismo vai tornando o clima mais pesado, agressivo e perigoso entre os dois.
Bizarrices, alucinações, quebra pau, bebedeiras (inclusive passam a beber o querosene que acende o farol).
Aí chega uma tempestade e o pandemônio toma conta de vez.
Um final digno de um filme desse tipo.
Não é fácil de digerir. Quem procura diversão fácil não vai curtir. A fotografia em preto e branco e o formato da tela em Super 8, deixa tudo com a aparência daqueles filmes de terror das décadas de 30 e 40.
Foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, o vencedor foi "1917".

Robert Eggers dirigiu o não menos estranho "A Bruxa" em 2015.

Nota 6.8 de 10.
IMDb: 6.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...