Menu - Gêneros

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Três bons filmes desconhecidos que quase ninguém conhece e que muita gente nem ouviu falar

Os Mortos Não Morrem (The Dead don't Die):
2019

Jim Jamurch é um diretor meio amalucado que faz um cinema independente e por isso, não tem no currículo nenhum filme de grande orçamento, apesar de ter uma filmografia bem numerosa.
Dessa vez, resolveu entrar na moda dos filmes de zumbis, categoria que começou lá em 1968 com o clássico "A Noite dos Mortos Vivos" (Night of the Living Dead) de Cesar Romero.
Até os anos 80 esse tipo de filme se sustentou bem, devido a pouca oferta, até que a onda perdeu o fôlego por umas décadas e voltou com tudo, depois que os desenhistas Robert Kirkman e Tony Moore criaram "The Walking Dead" e a ABC norte americana resolveu apostar na série para TV.
A partir daí, uma epidemia (eitah) de filmes de zumbis empestiou os cinemas vindos de toda parte do mundo. Tem para todos os gostos, inclusive zumbis coreanos (Trem Para Busan - filmão) e zumbis nazistas (Dead Snow: Red vs. Dead - esse não presta).
The Dead don't Die, (injustamente mal avaliado pela crítica), começa mostrando um dia de rotina numa tranquila cidadezinha interiorana chamada Centerville...:
Os policiais Cliff Robertson (Bill Murray) e Ronnie Peterson (Adrian Driver, o Kylo Ren de Star Wars), estão atendendo uma ocorrência em que um eremita (Tom Waits) é acusado de roubar uma galinha de um morador.
Só no final você vai saber se ele roubou mesmo a galinha, quando isso já não tiver a menor importância... rsss
Uma esquisitíssima maquiadora de defuntos da funerária da cidade (Tilda Swinton) está agindo estranhamente.
Uma moça (Selena Gomes) e dois rapazes estão chegando pra passar a noite na cidade e depois seguir viagem.
De repente, a terra sai um pouco do seu eixo gravitacional e causa vários fenômenos, entre eles a ressurreição de alguns defuntos que estavam mortos (??!!)...
Alguns desses mortos vivos se levantam do seu descanso eterno e passam a invadir a cidade em busca de comida... como já sabem, carne humana. O primeiro que aparece é Iggy Pop, que não precisou de muita maquiagem pra fazer o papel... (??!)
A partir daí, o filme segue o mesmo caminho das outras produções do gênero, com pessoas se trancando em casa, alguns mais valentes cortando cabeças dos mortâmbulos*, outros mais bobalhões acabam sendo mordidos e passam a reforçar o time dos zumbis e por aí vai.
Até que nos 20 minutos finais, um plot twist meio fajuto acaba dando uma identidade diferente no desfecho da história.
Não é nenhum clássico, longe disso, mas dá pra se divertir. Vale pelo elenco de estrelas e a condução um tanto surreal do diretor.
Ainda tem Steve Bushemi e Danny Glover de "O Predador II").
Nota 6.5 de 10.
IMDb:5.5

* mortâmbulos:
Adaptação gramatical que procura seguir a tendência narrativa do substantivo sonâmbulo, ou seja, pessoa ambulante em estado de sonolência.
Mortâmbulo: pessoa ambulante em estado de CPF cancelado, ou seja, mortinho da silva...


Dia Sem Fim (Ha-Roo):
Coreia 2017
(a do Sul, é claro!)

Filme coreano com a velha fórmula das histórias em que o dia se repete várias vezes para uma pessoa, até que ela descubra o motivo e se livre do "incômodo".
Nesse caso, um médico renomado volta de uma viagem com seu assistente e com saudades da filha, uma menina de oito anos, combina de se encontrar com ela ao meio-dia na saída da escola.
Ele se atrasa porque faz uma pausa no caminho para socorrer duas vítimas de um acidente de trânsito, um taxista e sua passageira, e é quando percebe que além das pessoas que estavam no carro, sua filha foi atropelada pelo veículo e morreu no local.
De repente dá um apagão, ele volta no tempo e acorda no assento do avião.
Claro que daí ele inicia um corre corre da gota serena pra tentar salvar sua filhinha, mas não consegue e depois de outro apagão, desperta novamente no assento do avião.
E a coisa se sucede sucessivamente sem cessar como diria o grande filósofo contemporâneo, Marcondes Falcão.
O filme tem boa dose de suspense e muitas revelações no seu decorrer. Só achei que algumas alternativas foram mal utilizadas pelos personagens, passando um bocadinho pra gente, a impressão de que os roteiristas deram uma "cozinhada no galo" pro filme durar um pouquinho mais.
Mesmo assim, é uma história enxuta (apenas 1:10' de duração) e vale a pena conhecer.
Não achei nada digno de registro no currículo do diretor Sun-Ho Cho.
Nota 6.8 de 10.
IMDb: 6.7

Lavanderia (The Laundromat):
USA 2019

Lavanderia é um filme dirigido por Steven Soderbergh e baseado no livro "Secrecy World" escrito por Jake Bernstein.
Steven Soderbergh é um diretor premiadíssimo por filmes como "Sexo Mentiras e Videotape", "Traffic" e "Erin Brokovitch".
Esse filme tinha tudo para ser chato, mas a leveza e o bom humor da direção fazem dele um filme divertido e agradável de se assistir, sendo ao mesmo tempo instrutivo e esclarecedor, além de explicar como diversos caminhos aparentemente legais, são usados na prática da corrupção.
Gary Oldman e Antonio Banderas são os sócios da "Mossak & Fonseca" uma empresa especializada em criar empresas de fachada para lavagem de dinheiro. Já de início eles dizem que não foram eles que escreveram o texto do que iam mostrar e que por eles tudo ficaria em segredo.
A cena de abertura é um achado e já mostra que o filme não vai ser nenhuma chatice, como poderia se imaginar pelo tema abordado.
Meryl Streep (sempre ótima) é a próxima a entrar em cena como uma vítima do sistema corrupto. Em seguida, outras histórias vão sendo inseridas, todas com base na corrupção e sempre com a presença de Mossak e Fonseca ali presentes, mas em "off", explicando como as maracutaias são feitas.
Não podia faltar a citação da Odebrecht como uma das principais corruptoras do mundo e a responsável pelo desfecho no final da história.
Altamente recomendado.

Com Robert Patrick, o vilão de cristal líquido do "O Exterminador do Futuro II", 
James Cromwell de "Babe o Porquinho Atrapalhado", "Star Trek Primeiro Contato", "Cowboys do Espaço", etc... etc...
Sharon Stone (o teeempo paaassa...)
Jeffrey Wright de "Westworld" e Matthias Shoenaerts de "A Garota Dinamarquesa" e "Red Sparrow".
Minha nota: 7.0

IMDb: 6.2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...