Menu - Gêneros

domingo, 8 de março de 2020

Charles Chaplin: Em Busca do Ouro (The Gold Rush)

USA 1925
O cenário é a grande corrida do ouro, que teve seu período mais importante entre 1896 e 1899 e que levou cerca de 100.000 garimpeiros para a região de Klondike em Yukon, no noroeste do Canadá.
O ouro foi descoberto por mineradores locais em 16 de agosto de 1896 e quando as notícias chegaram a Seattle e São Francisco no ano seguinte, desencadeou uma debandada de garimpeiros especializados na função. Alguns ficaram ricos, mas a maioria que foi pra lá só conseguiu mesmo, catar lata. A corrida foi imortalizada na cultura popular, em artefatos, filmes, jogos, literatura e fotografias.
Quem se interessar pela história com mais detalhes, recomendo assistir Klondike, uma minissérie em seis episódios produzida por Ridley Scott em 2014. Eu comecei assistir, mas achei a série meio chata, embora bastante informativa e deixei pra lá.

Charles Chaplin é Carlitos, o vagabundo que chega nas colinas geladas de Klondike, com uma mão na frente outra atrás, tentando como todo mundo se dar bem encontrando uma mina de ouro.
Lá ele se envolve com um minerador atrapalhado (Mack Swain), que tinha acabado de encontrar um veio de ouro e um criminoso (Tom Murray), procurado pela justiça.
De quebra se apaixona por Georgia (Georgia Hale), uma dançarina e vai se confrontar com um rival (Henry Bergman) pelo amor da moça.
O filme é delicioso de se assistir, apesar da trilha sonora repetitiva e cansativa, padrão da época.
Chaplin é o diretor, o protagonista e o narrador da história.
As sequências na cabana e no Saloon são as melhores, mas o filme todo é uma sucessão de gags visuais onde a genialidade do diretor faz a gente rir e se emocionar ao mesmo tempo. Se levarmos em conta a época, os recursos e o comportamento daquela geração, notamos claramente que Charles Chaplin estava muitas décadas à frente do seu tempo. Simplesmente genial!
Eu tive que parar o filme umas três vezes ara assoar o nariz de tanto rir.
Altamente recomendável.


Nota 8.5 de10
IMDb: 8.2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...