Menu - Gêneros

domingo, 1 de março de 2020

It – Capítulo Dois (It Chapter Two)

USA/Canadá 2019
Atendendo ao chamado de Mike (Isaiah Mustafá), os seis integrantes do "Clube dos Otários" voltam a Derry depois de 27 anos.
Segundo Mike, o palhaço Pennywise que eles julgavam morto, começou um novo ciclo de assassinatos e como eles haviam feito aquele juramento de sangue no final do primeiro filme, estão sendo convocados a entrar numa nova empreitada  para ver se conseguem acabar mesmo  de vez com essa palhaçada (eitah).
Salvo algumas cenas inseridas no novo roteiro, a história é a mesma do primeiro filme, ou melhor, a parte final do filme de 1990.
O diretor argentino Andy Muschietti não quis saber de inventar muito e resolveu seguir a mesma tendência clichelística (nossa!) do primeiro filme, ao passar quase duas horas tentando aplicar sustos em situações pra lá de manjadas para quem já conhece a história.
A direção é segura e o filme tem uma bela fotografia, mas no meu caso, o suspense quase inexiste, dando lugar a apostas em adivinhar em que momento Pennywise vai se livrar de seu disfarce e se revelar (não vou exemplificar para não dar spoilers), mas qualquer criança que possua um pouquinho de senso de antecipação vai antever cada aparição do bicho escroto.
A longa sequência final (completando as quase 2 horas e 50 minutos de filme), imita a primeira parte, em que o ser fantasmagórico, cheio de poderes sobrenaturais é finalmente derrotado por um pequeno detalhe que não fazia parte do plano de ataque dos "Otários", mas surgiu de repente no momento mais conveniente.
Como brinca o próprio Stephen King (em uma pontinha a lá Stan Lee) quando fala para o escritor Bill Denbrough (James MacAvoy):
"Gostei do seu livro, mas não gostei do final".
Me desculpe quem ainda não assistiu, não tem como elogiar, mas vale uma espiada porque as sequências são bem construídas e o elenco é bom. O duro é que a expiada leva quase três horas.
Não admira a nota mediana no IMDb.

Com:
Jessica Chastan (Fênix Negra)
Bill Hader (Descompensada)
Andy Bean (O Monstro do Pântano)

O diretor Andy Muschiett dirigiu "Mama" em 2013 (bom filme de terror) e está escalado para dirigir “Flash” com previsão de estreia em 2022.

Nota 6.7 de 10
IMDb: 6.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...