Menu - Gêneros

quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Serius Man


USA 2009
Atenção: Com spoilers.

Filme estranho dos irmãos Coen que eu precisei remoer um pouco pra formar uma opinião e colocar aqui, pois quando o filme acabou, eu estava boiando que nem cachorro na enchente. Não que seja complicado de entender, a história é simples, a interpretação é que carece de um pouco de análise. Foi preciso dar um tempo de  descanso para depois, repensar.
Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg de “A Forma da Água” e “Me Chame Pelo Seu Nome”), é um professor judeu de matemática que está passando por um período da vida em que só acontece coisa ruim.
O ano é 1967 e seu inferno astral tem de tudo um pouco.
Alguém vem anonimamente fazendo denúncias de seu comportamento como professor, seu vizinho folgado e racista vem cometendo abusos e invadindo seu espaço, sua mulher quer o divórcio e pede pra ele ir para um hotel, o pretendente dela é um sujeito odioso que além de lhe tomar a mulher (que já não é grande coisa mesmo), ainda fica querendo lhe dar lições de moral, sua situação financeira tá ruim e um aluno coreano lhe oferece suborno pra melhorar a nota, ele pega o dinheiro sem querer e depois não consegue devolver, seu tio que mora com ele vive na mira da polícia por se meter em apostas ilegais e quando ele procura o rabino para pedir conselhos, só ouve evasivas e tudo reverte à ideia de que todos pensam que ele é um idiota.
E é...
Não que ele seja burro, é que o cara é todo certinho e um pacifista de carteirinha. Isso chega a indignar a gente e ficamos esperando que ele de repente exploda, fique doido, pegue um machado ou um revólver e tenha uma reação violenta, mas...
É exatamente essa a ideia do filme, mostrar que o pacifismo ás vezes tende a ser inconveniente e que as igrejas e alguns líderes religiosos sem muita imaginação, estão sempre se baseando na mesma ladainha que diz que você está sendo testado, que precisa sempre acreditar e nunca perder a fé, pois nem sempre há respostas para tudo.
Um filme perfeito, com a direção impecável e o humor ácido e propositalmente sem noção dos irmãos Coen.

No final tudo acaba bem.
Dentro do possível, é claro, com aquele final que parece feliz, mas não é.
Indicado para os fãs da dupla de diretores.
Nota 7.0 de 10
IMDb: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...