Menu - Gêneros

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Janela Indiscreta (Rear Window)

USA 1954

Jefferies (James Stewart), é o fotógrafo de uma revista americana que está em “quarentena” no seu apartamento e preso na cadeira de rodas se recuperando de uma perna quebrada.
Sem muito o que fazer para driblar o tédio, fica na janela observando o dia a dia de seus vizinhos condôminos, já que tem uma visão privilegiada de todo o pátio interno do conglomerado de moradias.
As duas visitas que recebe regularmente, são de sua linda namorada, Lisa (na época, a futura Princesa de Mônaco, Grace Kelly)e Stella (Thelma Ritter), que o ajuda com massagens e arrumação.
Em sua bisbilhotice da vida alheia, ele acaba desconfiando do estranho sumiço da esposa de um vizinho e convencido de que o marido a assassinou, passa a monitorar o sujeito, com a ajuda da namorada e da sua massagista.
Acho que o filme se “encaixa” muito bem nesse momento que estamos vivendo. Enquanto as plataformas de filmes ficam disponibilizando para o púbico, produções voltadas para epidemias e contágios, coisa que já estamos infelizmente vendo noticiários o dia todo, eu acho mais “suave” olhar a coisa por outro ângulo.
Para muitos, “Janela Indiscreta” é o melhor filme do mestre Hitchcock, para mim, um dos melhores, afinal a lista é grande.
Hitchcock é considerado o “mestre do suspense”, eu já acho que ele é também um mestre das cores, da direção de arte, dos enquadramentos, da fotografia, dos bons elencos, dos bons diálogos e das boas histórias. Só não acho que é o mestre dos grandes finais.
Filmaço, altamente recomendado para ver ou rever.

Nota 8.5 de 10
IMDb: 8.4

*Só para informar:
Aos 26 anos, Grace Kelly no auge, abandonou sua carreira de atriz para se casar com o príncipe de Mônaco, Rainier II em 1956. Ela faleceu em setembro de 1982, num estranho acidente de automóvel aos 52 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...