Menu - Gêneros

domingo, 24 de maio de 2020

Violência Gratuíta (Funny Games)

USA 2007

Com spoiler

Suspense violento na linha Home Invasion. Casal formado por Tim Roth (George), Naomi Watts (Ann) e o filho de 11 anos, chegam em sua casa no interior para passar o fim de semana.
Acabam atacados e dominados por uma dupla de psicopatas jovens com cara de bonzinhos que tinham acabado de matar uma família vizinha.
Os irritantes diálogos lembram os discursinhos irônicos do Negan (The Walking Dead) e vão encher o saco durante todo o filme, dando nos nervos do expectador mais paciente.
Além disso, a passividade do casal chega a um limite dificilmente visto em filmes de invasão. A burrice e a permissividade, idem.
Alguns críticos tentam justificar o comportamento dos personagens, mas para mim não dá para aceitar tamanha leseira. A coisa chega ao ponto do casal sair à procura de um secador de cabelos para enxugar o celular molhado, com o filho morto no chão da sala.
A única cena em que uma reação lógica acontece, é uma Fake Scene, em que Ann pega a arma deixada sobre a mesinha de centro da sala e atira no peito de um deles. Em seguida, descobrimos que foi só na imaginação dela. Sacanagem.
No final, os dois mauricinhos sádicos e assassinos saem ilesos e iniciam a abordagem de uma outra casa vizinha.
Detalhe interessante: Essa produção é uma cópia idêntica do filme alemão original que foi produzido em 1997 pelo mesmo diretor, Michael Haneke.
Até as tomadas são idênticas, só muda mesmo o elenco.
Tem gente que gosta. Eu não gostei, mas tenho que admitir que o suspense é muito bem criado e bem conduzido, não fossem as bobeiras do enredo, até que passava.
Nota 5.8 de 10
IMDb: 6.6
Obs: O original alemão tem 7.6 de avaliação no IMDb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...