Menu - Gêneros

sábado, 4 de julho de 2020

O 12º Homem (Den 12. Mann)

Noruega 2017

Filme de fuga em que a exemplo de “Papillon” de 1973, o protagonista passa o filme inteiro fugindo e está sempre preso. Aqui ele não está enjaulado, mas está preso na Noruega, onde ele e mais onze companheiros foram traídos por um contato, quando estavam chegando no país com os planos de agraciar os chucrutes com alguns atentados em alvos chaves da ocupação alemã no país. Os companheiros são capturados e mortos (isso já fica claro no primeiros segundos de filme) e ele é o único que consegue escapar.
É um filme biográfico, história verídica do soldado Jan Baalsrud que comeu o pão congelado que o diabo amassou nos 60 dias em que passou se escondendo nas montanhas da Noruega durante o rígido inverno de 1943, esperando uma chance para cruzar a fronteira e ir para a Suécia, país neutro.
Para complicar, o comandante da tropa alemã, era um sujeito de maus bofes, um oficial graduado da Gestapo que tinha a fama de nunca ter deixado nenhum soldado inimigo escapar.
A coisa então se torna pessoal e a gente vai acompanhar as frias em que se mete o nosso protagonista e torcer por ele e pelas boas pessoas que estavam sempre prontas para ajudar.
Bom filme de guerra, com belas locações e grandes atuações, mas fora isso, não acrescentou muita coisa.
Acho que faltou bala na agulha do diretor Harald Zwart que eu nunca vi mais gordo.
Além disso, o filme é muito longo (02:15’), contando com os letreiros.
Nota 7.0 de 10
IMDb: 7.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...