Menu - Gêneros

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo (I’m Thinking of Ending Things)


USA 2020

O que foi isso? Nossa! Que raio de filme é esse? Caramba! E outras exclamações do gênero estão sendo atribuídas a este novo filme de Charlie Kaufman (Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças).
O filme é baseado no livro homônimo (to falando bonito hoje) publicado em 2016 e escrito pelo canadense Iain Reid.
Eu li o livro (em três dias), para depois ver o filme, então acho que a minha perspectiva (eu não disse?) foi diferente de quem não conhecia as “viagens” da história, o surrealismo sempre presente nas cenas e o desfecho. O filme, assim como o livro, incomoda o tempo todo. Eu tive a impressão de estar pisando em ovos. Não há uma base firme em a gente possa se apoiar, me senti atravessando um rio turbulento (eitah) por cima de uma pinguela que balança mais do que a ponte suspensa do filme Sorcerer (O Comboio do Medo) filmaço de William Friedkin.
Uma garota (Jessie Buckley) de “Beast” de 2017 (filminho ruim) e “Dolittle” (ruim também) está indo com o namorado (Jesse Plemons), conhecer os pais dele que moram numa fazenda de ovelhas (ou quase isso) afastados da cidade. Durante a viagem com a neve caindo solta, os diálogos deixam a gente num suspense esquisito (existe isso?). Chegando na fazenda, as coisas ficam mais esquisitas ainda.
Falar mais é dar spoiler e eu não quero fazer isso, o que eu posso dizer, é que devo me lembrar de uns 10 por cento do que conversaram na viagem (haja assunto), mas tudo é relevante, então acho que para entender mesmo a coisa toda eu teria que ver o filme de novo. Só que não tenho a mínima vontade no momento, quem sabe mais pra frente. São mais de duas horas de filme e o final é bem diferente do livro.
Como disse a própria Jessie Buckley numa entrevista, “se preparem”.
É Kaufman (isso foi eu).
Com a sempre ótima Toni Collette e David Trewlis o “Remus Lupin” de Harry Potter.
Nota 7.0 de 10
IMDb: 6.9


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...