Menu - Gêneros

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Tenet

USA/UK 2020
Um dos filmes mais aguardados deste ano esquisito.
Christopher Nolan em mais uma de suas “viagens”.
Um agente (John David Washington de “Infiltrado na Klan”), é recrutado para salvar o mundo de um vilão que consegue ser o cara mais poderoso do planeta por dominar uma invenção futurista  que lhe permite não só viajar no tempo, mas controlar as ações de uma maneira curiosa.

No início temos uma visão do que vem pela frente com a demonstração de uma cientista na estande de tiro: a ação reversa, revertendo o verso do inverso, entendeu? É por aí. É como se o futuro voltasse ao passado (ou será o contrário?) com uma “passadinha” pelo presente, onde estamos.
A partir daí, o Protagonista (é assim mesmo que ele é chamado), com a ajuda de Neil (Robert Pattinson), vai se envolver numa série de idas e vindas no tempo, na tentativa de evitar que o vilão Sator (Kenneth Branagh) consiga se apoderar do último apetrecho que lhe falta para que ele... bom... isso eu não vou dizer para não gerar spoilers, só adianto que o vilão apesar de todo seu poder, nos é mostrado como um sujeito solitário e amargurado, porque o cara está sempre sozinho e quando não está, se mantém empenhado em causar sofrimento à sua bela esposa Kat (Elizabeth Debicki), como castigo por ela não o amar. A mulher acaba se tornando peça chave na trama, sendo de grande ajuda pela sua proximidade com Sator e também por despertar o senso cavalheirístico do “Protagonista”.

Impossível não comparar com 007.

Muitos vão ficar boiando nos detalhes importantes que o diretor insiste em mostrar superficialmente. Alguns dizem que adoraram e que é um dos filmes mais inteligentes da história. Outros acham que Nolan "viajou" e estragou o filme por querer enfeitar demais o pavão. Eu não vou negar que passei batido em algumas coisas e fiquei todo embananado nas cenas de ação em que o reverso se mistura com o verso e o inverso. Você vai ver gaivotas voando para trás, helicópteros de marcha ré, desesplosões e prédios se levantando de suas ruínas, enquanto acompanha os mocinhos indo pra frente na ação com tiros e perseguições acontecendo ao contrário. É de emperrar a catraca do cérebro.
Eu gostei.
Tenho que assistir de novo pra entender mais um pouco (acredito que uma reprise apenas não vai ser suficiente).
Recomendo que você fique ligadíssimo(a), para aproveitar ao máximo as “brincadeiras” do Nolan.Vale a pena.
Como ele fez aquelas cenas?
Com Himesh Patel (Yesterday)
Martin Donovan e
Michael Caine (My Cocaine...)
Nota 7.8 de 10
IMDb: 7.7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...