Menu - Gêneros

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Babel










USA 2006

O mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu dirigiu Birdman”, em 2014 e foi premiado com o Oscar de Melhor Filme e Direção. Também dirigiu O Regresso”, filme de 2015 que deu o Oscar de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio e concorreu novamente ao Oscar de Melhor DiretorEssa é só uma amostra do prestígio desse cara, sem contar que ele coleciona um monte de premiações e indicações em outros festivais de cinema.

Com Babel, ele já concorria ao Oscar de Direção em 2007, mas perdeu para Martin Scorsese com “Os Infiltrados”.

Este filme é sobre quatro histórias interligadas:

Dois garotos, pastores de ovelhas no deserto do Marrocos, resolvem testar a distância que a bala de um rifle alcança e acabam atingindo um ônibus de turistas, na estrada.

Uma mulher mexicana em terras americanas, quer comparecer ao casamento do seu filho no México, mas não tem com quem deixar o casal de crianças, das quais é a Babá e acaba tomando uma decisão muito arriscada.

Uma garota suda-muda japonesa, bota na cabeça que é hora de perder sua virgindade e se mete em situações pra lá de constrangedoras, até para quem só está no sofá de casa, assistindo. O motivo maior, é que ela está sempre com uma cara azeda, e com isso, espanta até o pretendente mais animado.

E um casal em férias, a fim de reatar seus laços — a história principal —, que acaba envolvido por uma tragédia.

O filme é longo: 02h23, mas mantém a atenção e o suspense o tempo todo.

Não adorei, mas é impossível negar a qualidade e o capricho na direção e na montagem do filme, além da bela fotografia. Algumas coisinhas me deixaram pouco à vontade, exemplo da cena incestuosa, a mentira da moça e aquele abraço do pai no final. Quem assistiu, sabe do que eu falo. Ainda tem o desaparecimento do Santiago, que ficou no vácuo.

Mesmo assim, é uma obra que merece ser vista e discutida.

Com os oscarizados Brad Pitt Cate Blanchet e ainda, Gael Garcia Bernal e Elle Fanning (a irmã da Dakota), bem novinha.

Nota: 7.2 de 10
IMDb: 7.4

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...