Menu - Gêneros

segunda-feira, 19 de abril de 2021

The United States X Billy Holiday - USA 2020

Andra Day, está indicada ao Oscar de Melhor Atriz, pelo seu desempenho nessa cinebiografia da cantora de Jazz, Billy Holiday. O filme se concentra na década de 50, o período em que a cantora atinge o auge da sua carreira depois de gravar a música “Strange Fruit” que se transforma em um hino contra a repressão racista. Tudo em meio à tentativa de alguns senadores em aprovar a lei que tornava os linchamentos de pessoas negras crime federal. (para quem não sabe, na virada do século passado, poucas décadas depois da abolição da escravidão nos Estados Unidos e em um período de grande violência racial, linchamentos eram investigados e processados por autoridades locais e estaduais, e a grande maioria dos autores ficava impune) 
Então, a execução da música passou a ser proibida e a cantora perseguida por agentes do FBI. O filme ainda mostra sua dependência de drogas, romances (apesar que sua bissexualidade foi muito pouco explorada), mas tem uma cena para lá de caliente dela com Jimmy Fletcher (Trevante Rhoads), o agente negro do FBI, que não saía da sua cola.

Não há dublagem, Andra Day, canta (lindamente), todas as canções, interpreta a personagem com maestria e tem grandes chances de levar o Oscar. A minha preferida ainda é Frances McDormand por “Nomadland”, mas se a Andra ganhar, não será nenhuma injustiça.

Quanto ao filme, só achei exageradas as duas horas e dez de duração. Se tivesse uma meia horinha a menos, não teria se tornado cansativo em alguns momentos.

Belo filme.

Obs: A federalização da lei anti-linchamento até hoje não foi aprovada, sua ultima votação foi em 2020. Vai entender.

Nota 6.7. de 10

IMDb: 6.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...