Menu - Gêneros

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Playtime – Tempo de Diversão (Playtime) – França 1967

Mais uma ótima e despretensiosa comédia do diretor, ator e roteirista Jacques Tati.

Aqui o impagável Sr. Hullot aparece com seu jeito clássico, seu inseparável cachimbo, seu sobretudo e o eterno guarda-chuva, sempre muito educado, solícito e gentil, mas dando a impressão de estar totalmente fora de sintonia com o mundo, se atrapalhando com tudo e causando confusão com a sua inocência e a sua irreverência.

Ele apronta das suas, primeiramente, no saguão de um aeroporto, depois numa feira de utilidades e finalmente num restaurante que estava preparado para atender 50 clientes, mas os funcionários acabaram surpreendidos com um número muito maior de pessoas.

As trapalhadas dos garçons, o apuro do maître e do gerente, os tradicionais bebuns e os clientes diferenciados, tudo com a presença gozadíssima do atrapalhado Hullot.

A sátira ao consumismo e ao modernismo exagerado, a “finesse” da sociedade, a visão de um mundo sistemático retratada num simples engarrafamento de veículos, tudo simples e por isso mesmo, genial.

Não é para morrer de rir, mas é uma comédia fina, de humor leve, irônico, icônico e diferente.

Se tiver oportunidade, não deixe de ver.

É inesquecível.

Nota 8.6 de 10
IMDb: 7.9


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...