Menu - Gêneros

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Luzes da Cidade (City Lights) – USA 1931

Clássico obrigatório de Charles Chaplin. Se tem alguém que gosta de cinema e nunca assistiu esta obra prima, me desculpe, mas essa pessoa passou pelo mundo cinematográfico e não viveu..., até agora.

Carlitos é o vagabundo que conhece numa esquina da cidade, uma vendedora de flores cega, personagem vivida pela atriz Virginia Cherrill. Ele se apaixona e passa a cortejá-la, sem que ela saiba que ele é praticamente um sem teto. Disposto a ajudar a moça que passa por problemas financeiros ele se mete em confusão, primeiro trabalhando como gari e depois naquela clássica luta de box, hilária, sensacional, que hoje você encontra postada no youtube.

Em suas idas e vindas, ele conhece um milionário beberrão e suicida (Harry Myers), com quem faz amizade e o sujeito se torna um amigão, mas só enquanto está bêbado. A sequência pastelônica no restaurante, é de mijar de rir.

Em uma manchete no jornal, Carlitos vê a oportunidade de cura para sua amada, uma cirurgia cara que ele resolve pedir para que seu amigo banque. Mas o cara só é amigo, quanto está bêbado.

Comédia, romance, drama e um crime para completar uma história coroada com um final maravilhoso, que não tem como esquecer.

Chaplin desafiou a tecnologia sonora e colorida, em alta na época, apesar de muitos conselhos. Pergunta: Se esse filme fosse falado, ou falado e colorido, seria tão bom? Teria todo esse encantamento? Eu acho que não.

 Para ver e rever, e rever...

Nota 9.0 de 10
IMDb: 8.5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...