Menu - Gêneros

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Não Olhe para Cima (Don’t Look Up) - USA 2021 nota 8,0

O cientista doutor Mindy (Leonardo DiCaprio) e sua auxiliar Kate (Jennifer Lawrence), descobrem que um cometa está em rota de colisão com o nosso planeta. Pelo tamanho da bagaça, o estrago vai ser grande, equivalente ao meteoro que caiu na era jurássica e deu fim aos dinossauros, ou seja, o ser humano só tem seis meses para desfrutar da sua existência infame e autodestrutiva.

A primeira coisa a fazer é alertar as autoridades, mas eles vão ter que enfrentar burocracia, indiferença, deboche, pouco caso, piadinhas e políticos preocupados em perder votos por divulgar notícia ruim.

O filme é uma sátira ao mundo político e à mídia intencionalmente burra, que aposta em espectadores burros, porque a qualidade intelectual do ser humano cada vez mais se aproxima dos níveis mais baixos da mediocridade. Uma exposição bem humorada da hipocrisia e do egocentrismo humano e uma crítica ao endeusamento da tecnologia e das celebridades vazias e sem sentido.

Eu gostei do filme pela história, pela sátira e por mostrar (para quem ainda não percebeu), a artificialidade do ser humano de hoje em dia.

Vi alguns comentários e fiquei surpreso ao ver gente criticando o filme, por mostrar uma coisa que já está evidente. E daí? Não vejo que mal há nisso. Eu tenho a minha opinião e não abro mão dela. Gostei bastante e além de tudo temos um elenco de estrelas (além dos já citados), pra ninguém botar defeito:

Meryl Streep, Jonah Hill, Ariana Grande, Timothée Chalamet (o novo queridinho de Hollywood), Ron Perlman (o Hellboy mais feio que o próprio Hellboy), Rob Morgan, Himeshi Patel (Yesterday), Melanie Lynskey, Cate Blanchet e Mark Rylance, Oscar de Ator Coadjuvante por “A Ponte dos Espiões”, como o mega empresário que vai resolver tudo na base da tecnologia (Mark Rylance é bom dimais, é daqueles personagens que a gente adora odiar...).

O diretor e roteirista Adam MacKey tem uma longa lista de comédias no currículo, a maioria como produtor e roteirista. Em 2015 dirigiu “A Grande Aposta”, filme que teve várias indicações ao Oscar e levou o de Melhor Roteiro Adaptado

Recomendo a todos que assistam, eu com certeza, vou assistir de novo.

Concorre ao Oscar de Melhor do Ano, pro meu gosto, o favorito, mas acho que dificilmente ganha.

Atenção: Tem cenas durante e após os créditos, como isso não é costume da Netflix, estou deixando a dica. 

Nota 8.0 de 10
IMDb: 7.3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...