Menu - Gêneros

domingo, 20 de novembro de 2022

La Civil - México 2021 nota 6,0

Dramalhão mexicano que intenciona denunciar as quadrilhas que extorquem dinheiro de cidadãos comuns em vilarejos mal administrados pelos órgãos de segurança pública.

No foco principal, uma mãe (Cielo), Arcelia Ramirez, tenta descobrir o que houve com sua filha Laura, sequestrada por marginais e desaparecida, mesmo após o pagamento do resgate.

Achei o filme por demais encolhido numa versão que pretende denunciar, mas não denuncia, é violento, mas fica na alusão, é dramático e aí sim o clima pega pesado em cima da pobre mãe.

Não consegui assistir de um fôlego só, tem momentos que a barra pesa de uma maneira, que qualquer pai ou mãe vai se sentir mal com tanta desgraceira junta.

Ô vontade de matar aquele moleque...

O filme, premiado em Cannes, é dose pra elefante, tanto no quesito dramático (e bota sofrimento nisso), como no quesito “haja saco”, porque a bagaça demora para acabar, são duas horas e vinte e quatro de projeção, incluindo os créditos.

O final (não comparando as histórias) é meio a la “Desaparecido Um Grande Mistério” (Missing) de 1982 (pra quem não conhece, é um filmaço de Costa Gravas com Jack Lemon, John Shea e Sissy Spacek ), este “La Cívil”, deixa a desejar, pela simplicidade do desfecho e a falta de um suspense melhor construído no seu "plot".

Se te agrada esse tema, vá em frente, mas para quem prefere algo com menos sofrência, passe longe.

Nota 6.0 de 10 => IMDb: 7.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...