Menu - Gêneros

domingo, 19 de março de 2023

A Baleia nota 7,5 (The Whale) – USA 2022 nota 7,5

Darren Aronofsky que não é nada bobo, viu o sucesso de “Quilos Mortais” e resolveu arriscar uma história sobre um homem sofrendo de obesidade mórbida e os motivos que causaram seus problemas de depressão: desesperança, separação da família, sexualidade culposa e a perda de um ente querido. É... é só tristeza mesmo... mas o filme, surpreendentemente não é triste, grande parte desse equilíbrio entre o trágico e o cômico, se deve principalmente ao ótimo desempenho de Hong Chaw, como Liz, amiga, confidente e cuidadora do cidadão obeso. Uma pena que Jamie Lee Curtis deixou sua “marca” em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e levou (justamente) o Oscar, mas se Hong Chaw tivesse levado, também seria justo.

O diretor de “Mãe” que estava com esse projeto no bolso do paletó há mais de dez anos, viu Brendan Fraser no trailer de um filmeco brasileiro e não teve dúvidas; após uma longa procura ele tinha achado o protagonista para o papel principal do seu filme. E não é que ele estava certo? Certo não, certíssimo, pois além do sucesso de crítica e público que o filme alcançou e todos os comentários sobre Brendan Fraser ter renascido das cinzas (o pessoal exagera), o cara ainda levou o Osrcazão de Melhor Ator.

Eu gostei do filme. Até mais do que “Mãe” e "Fonte da Vida". O filme se passa totalmente na sala em que o professor dá aulas de literatura on-line e onde tomamos conhecimento de todo o seu drama.

Aronofsky utilizou um formato de tela lá a meio retrô, aquele de 1.33 (próximo ao quadrado) e com isso criou um ambiente pesado e deprimente, auxiliado pela baixa iluminação e o predomínio do bege fosco escurecido.

É uma historiazinha trágica e nada mais, mas Brendan Fraser arrebenta e deixa o simples simplesmente fantástico. A atmosfera me lembrou David Lynch e seu “Homem Elefante”.

Com ótimas atuações de:

Sadie Sink (Stranger Things) e Ty Simpkins, mas a estrela de Hong Chaw de “O Menu”, foi a que mais brilhou no elenco de apoio e ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Belo filme.

Nota 7.6 de 10 => IMDb: 7.8

Um comentário:

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...