Menu - Gêneros

domingo, 19 de março de 2023

Luther: O Cair da Noite (Luther: The Fallen Sun) USA 2023 nota 6,0

O que será que vem acontecendo com Idris Elba?

Em 2022 já tivemos a decepção de testemunhar o “quase” 007 num filme bobo, incoerente, uma sombra desbotada de “A Sombra e a Escuridão” o fraco “A Fera” (tem comentário aqui no Blog), depois veio o até bonzinho (apesar das orelhonas reimplantadas de Dr. Spock), “Era Uma Vez um Gênio” em companhia de Tilda Swinton (também tem comentário aqui) e agora vem com esse suspense sem noção sobre um policial corrupto (ninguém fica sabendo o que ele fez, a não ser quem conhece o seriado), que se torna vítima de um psicopata vingativo e milionário que a partir de um exército de hakers sob seu comando, passa a chantagear pessoas para que cometam os atos mais absurdos, isso quando o sujeito não encarna o próprio Jigsaw e prepara arapucas com uma pontualidade transcendental para pegar suas vítimas. O sujeito tem todo mundo na mão, conhece segredos, que lhe dá um poder absoluto de manipulação e para ajudar o safado, o roteiro ainda ajuda com uma força policial desprovida de massa encefálica.

Apesar de algumas ceninhas de ação, o filme é um porre. Chega a ficar enfadonho dando tanto poder de manipulação ao tal vilão e um mínimo de inteligência para a polícia. Sabe aquele clichê do policial que em vez de prender o bandido, ataca o mocinho que estava tentando prender o cara? Pois é, nesse filme tem. E aquele outro em que o vilão na iminência de ser preso, tira uma carta da manga? Também tem... E traidor dentro da força tarefa, trabalhando pro vilão? Tem também... E discurso? Pra ajudar, o cara é daqueles que adoram fazer um discurso com aquela fala suave, sempre antes de matar alguém, uma coisa chata que já deu nos nervos.

E olha que o elenco ainda traz a indicada ao Oscar Cintia Erivo e o “guardião do “precioso”, Andy Serkis.

Assisti olhando o relógio, pois filme chato demora pra acabar, mesmo que tenha 1h20 de duração, o que não é o caso aqui, este tem 2h10... haja ladainha... 

Primeiro longa do diretor Jamie Payne, conhecido por dirigir episódios de séries, entre elas “O Alienista”.

Lembrando que Idris Elba repete o papel do protagonista da série Luther, que estreou em 2010 e teve cinco temporadas na BBC.

Só recomendável para fãs do Idris Elba.

Nota 6.0 de 10 => IMDb: 6.4

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muita gente gostou. Eu não... Mas respeito, afinal gosto é gosto. E você é fã do Idris Elba. rsss

      Excluir

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...