Menu - Gêneros

segunda-feira, 3 de julho de 2023

As Linhas Tortas de Deus (Los renglones torcidos de Dios) – Espanha 2022 nota 6,0

Oriol Paul dirigiu “Um Contratempo” em 2016 e conquistou uma legião de fãs mundo afora. O filme é bom, mas não me conquistou como fã do diretor. Eu gosto de histórias intrincadas com surpresas no final, mas o formato de “novelão mexicano” me incomoda um pouco.

Aqui ele repete a dose, neste filme de suspense em que Alice Gold, uma detetive particular se interna numa clínica para tratamento de doenças mentais, a fim de investigar um crime.

Chegando lá, ela é tratada como se tivesse também um parafuso solto, porque apenas uma pessoa conhece seus verdadeiros motivos, mas algo acaba saindo errado quando ela  procura a ajuda do seu contato. 

O livro que inspirou o filme, “Los renglones torcidos de Dios” de Torcuato Luca de Tena” foi publicado em 1983, eu nunca li e nem agora depois de filmado, despertou meu interesse, pois apesar dos elogios à obra, tenho me decepcionado com leituras desse tipo. A última delas foi “A Paciente Silenciosa” de Alex Michaelides.

“As Linhas Tortas...” o filme, também não me conquistou, pois apesar de chamativo e razoavelmente bem dirigido, tem lá suas incoerências e “conveniências”, pequeninas omissões que ajudam o autor a nos privar de informações relevantes exatamente para deixar a gente no escuro e causar surpresa na hora da revelação, um truque muito usado por escritores e que não me agrada, pois considero um pequeno insulto à minha inteligência.

Mas consideremos que nem todos nasceram para Agatha Christie, não é?

O filme se aguenta bem até o final e para os menos exigentes, até que passa de ano.

Obs: Quando eu digo que “passa”, é porque o filme é razoável, recebendo nota entre 6,0 e 6,5.

Nota 6.0 de 10 => IMDb: 7.0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...