Menu - Gêneros

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Silo 1ª Temporada – USA 2023 nota 7,6

O futuro:

O planeta está destruído e contaminado, mas o Silo, um abrigo subterrâneo com 144 andares protege o que sobrou da humanidade.

Como em toda sociedade, o ser humano cria regras e limites tanto de acessos, como a informações.

Mas algumas pessoas não nasceram para aceitar tudo de boa, desconfiam de que algo muito importante está sendo escondido da população e que muitas "obrigações", a exemplo do controle de natalidade imposto pelos governantes é algo arbitrário e cheio de intenções malignas.

Rebecca Ferguson, a moça boazinha de “Missão Impossível” e a bruxa encardida de “Doutor Sono”, protagoniza a série, como a principal combatente à tirania de alguns, entre eles Robert Sims (Common).

Série interessante e com um clima sombrio, baseada na trilogia literária “Silo”, “Ordem” e “Legado”, escrita pelo americano Hugh Howey.

Participação de Tim Robbins e Will Patton.

Recomendo.

Nota 7.6 de 10 => IMDb 8.1


Jogo Perfeito (Poker Face) - USA 2023 nota 6,0

Escrito dirigido e musicado por Russel Crowe, o filme parece uma obra de despedida, pois o cara fez tudo, como um artista que procura deixar uma obra grandiosa e ser lembrado por ela.

Exageros à parte, porque tem os figurinistas, equipe de maquiagem, etc... o filme conta a história de Jake Foley (Crowe) um cara bem sucedido (bem sucedido é apelido), que convida seus amigos de infância para uma noitada de pôquer milionária em sua mansão super moderna, localizada em uma colina de frente para o mar. Coisa chique, pra nenhuma socialite botar defeito.

A noite, regada a vinhos caríssimos e uísque de 60.000 dólares a garrafa (cotação de mercado), acaba trazendo algumas surpresas, além daquelas já preparadas pelo anfitrião.

É um filme plasticamente bonito e Crowe esbanja talento como ator e também não se sai mal como diretor, mas para mim, a história tinha potencial para mais.

Com Liam Hemsworth.

Acho que vale a pena conferir.

Nota 6.0 de 10 => IMDb 5.2


A Grande Beleza (La Grande Bellezza)- Itália 2013 nota 5,9

As aventuras de Gep Campanella (Tony Servillo) nos dia a dia e nas noitadas da cidade de Roma. 

Gep, com 65 anos de idade, é um escritor de um livro só, vive bem, sendo convidado para festas e conhecendo gente de todo tipo, se relacionando com amigos e observando a vida, os dramas, as facetas e as tragédias da cidade, em busca da tal “Grande Beleza” do título.

O filme, com muita nudez, infestado de personagens e situações bizarras, envolve religião e ateísmo, e foi premiado com o Oscar 2014 de Melhor Filme Estrangeiro. Tony Servillo ganhou destaque e até hoje segue atuando no eixo Hollywoodiano.

Apesar de enaltecido pela crítica (eu que até curto filmes de arte) e o estilo lembrar grandes clássicos italianos da época de Fellini e Bertolucci, não achei lá essas maravilhas. É um filme para se conhecer, por causa do currículo, mas é só.

O diretor Paolo Sorrentino dirigiu “A Juventude” em 2015, bom filme com Michael Caine, Harvey Keitel, Paul Dano, Rachell Weisz e Jane Fonda.

Nota 5.9 de 10 => IMDb 7.7


domingo, 13 de agosto de 2023

Piscina Infinita (Infinity Pool) – USA 2023 nota 6,2

Terceira parte da trilogia iniciada “X: A Marca da Morte”, o segundo filme foi “Pearl”, ambos de 2022 e agora este, que para mim, é o que menos tem a ver com o babado todo. 

Dessa vez, Ti West deixou a direção para Brandon Cronenberg, filho do David, que não decepcionou.

James Foster, (Alexander Scarsgard), é um escritor fracassado, casado com a labiúda Em Foster (Linda Coleman) que é herdeira de um pai empresário e sustenta (obviamente), o marido.

Em uma viagem de férias para a ilha fictícia de La Tolqa, eles conhecem um casal: Gabi e Alban formado pela provocante Mia Goth (olha ela aí) e o sinistro Jalil Lespert.

Apesar de o perigo estar quase que acenando para eles, aceitam a companhia do casal e coisas estranhas, surreais, bizarras e aterrorizantes acontecem.

Há os exageros de sempre e sanguinolência em nível hard, não por isso, o filme perturba de uma maneira singular, tanto pela Mia (que convenhamos, ele é muito boa), como também pela situação bizarra dos acontecimentos.

É um filme de terror adulto, não aquelas baboseiras (tipo "Pânico"), criado (e continuado infinitamente), para divertir adolescentes, aqui a coisa é séria e o tema incomoda mesmo. Pena que é um terror e terror nem sempre costuma seguir o rumo tradicional, portanto, você (mesmo curtindo o gênero), tanto pode gostar, como também pode não gostar.

Eu fiquei no meio termo, mas digo que vale a pena conhecer, apesar de que uma história parecida já foi contada em um episódio de “Black Mirror”, só não me lembro qual foi a temporada. 

Nota 6.2 de 10 => IMDb 6.1

O Pacto (Guy Ritchie’s: The Covenant) – USA 2023 nota 7,6

Logo depois dos atentados de 11 de Setembro, os USA enviaram 1.300 soldados para o Afeganistão. Em 2018 esse número havia atingido 130 mil.

Jake Gyllenhaal é o Sargento Chefe John Kinley e Dar Salim um dos milhares de intérpretes locais, ajudando os americanos em troca de um passaporte e um visto para os Estados Unidos.

Segundo filme de 2023 dirigido por Guy Ritchie, o cara que em 1999 foi comparado a Quentin Tarantino depois do sucesso do seu “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”.

Diferente dos outros filmes do diretor, este conta uma história verídica sobre a amizade de um oficial americano com um intérprete afegão.

Falando assim parece que o filme é um dramalhão, mas não se engane, tem muita ação, perseguições, perigo, suspense e uma jornada heroica cheia de perigos.

É Guy Ritchie, portanto, só não tem perigo de você se decepcionar.

Filmão.

Não perca. No final, fotos dos personagens verdadeiros.

Com Anthony Starr, o “Capitão Pátria” The Boys e o falso Xerife de Banshee (duas ótimas séries).

Nota 7.6 de 10 => IMDb 7.5

Sêde Assassina (To Catch a Killer) - USA 2023 nota 6,9

Eleanor Falco (Shailene Woodley) a atriz de “Escrito nas Estrelas” que eu não assisti e Lammark, (Ben Mendelsohn) de “Jogador Nº 1”e “Capitã Marvel”, que eu assisti, são dois policiais, ele do FBI e ela da Polícia Metropolitana que formam o par central empenhado na captura de um assassino em série, ou sniper, ou seja lá o que seja um cara que sai atirando nos pobres cristãos a torto e a direito pela cidade afora.

O filme mescla Policial, Drama e Violência, todos bem caracterizados na trama.

Gostei do resultado, o filme tem um bom desenrolar de trama, mas os roteiristas economizaram criatividade no desfecho, talvez por isso, a nota não chegou a 7,0 na avaliação do IMDb.

Apesar da carinha de boboca chorona da Shailene, ela e o restante do elenco, estão muito bem nos seus papéis e o filme tem um ritmo que agrada. Não força a amizade e mantém o interesse o tempo todo.

É bem dirigido e consegue ser razoável, se qualificando entre os imunes a críticas mais severas.

Damián Szifron, dirigiu o excelente "Relatos Selvagens" em 2014. Se passar por ele nos canais de Streamings, faz um pit stop que vale a pena.

Nota 6.9 de 10 => IMDb 6.6

Mistério em Alto Mar (The Boat) - Itália 2023 nota 5,2

Atenção: contém spoilers.

Uma boa ideia jogada no ralo.

Iate de luxo com três casais de amigos entram em mar aberto para um passeio e depois de uma bebedeira generalizada, descobrem que foram roubados, danificados e deixados à deriva, sem Whatsapp, sem Tegram, telefone, Facebook, Tik Tok, ou seja, os celulares também foram surrupiados.

O “mistério” não dura muito e logo verdades escondidas começam a aparecer, mas ao invés de melhorar, o filme vai entrando numa zona de ideias desconexas e exageros melodramáticos.

 Fica a impressão que alguém começou um roteiro coerente e bem elaborado, daí abandonou o projeto e um Zé Ruela qualquer pegou para dar continuidade.

E para fechar com chave de lata, fomos castigados com um final que ultrapassa os limites do ridículo. Bem feito, quem mandou assistir.

Ou seja: o filme começa bem, depois cai na mediocridade e no fim, entre mortos e feridos, todo mundo se f%$@de de verde e amarelo, ou melhor, de branco, verde e vermelho...

Não recomendo.  

Nota 5.2 de 10 => IMDb 6.1

Jack Ryan 2ª Temporada - USA 2019 nota 6,9

Desta vez Jack Ryan (John Krasinski) vai até a Venezuela investigar uma pista e acaba caindo numa cilada.

Um amigo morre e ele decide investigar o caso na tentativa de descobrir o assassino. Consegue a ajuda de Mike November (Michael Kelly), um adido da embaixada americana e (coincidência), encontra James Grier (Wendell Pierce) seu antigo chefe e amigo pessoal que está seguindo a mesma pista que o trouxe até a América do Sul.

Noomi Raplace aparece como Harriet Baumann uma investigadora alemã muito bem relacionada no mundo da espionagem internacional e quem também aparece é Max Shenkel (Tom Wlashihah), um assassino profissional frio, cruel e cheio das más intenções pro lado do Jack.

A Venezuela está em plena campanha eleitoral e Jack desconfiado do atual presidente Reyes resolve dar um empurrãozinho na brasa para o lado da sardinha da oposição, liderada pela candidata Gloria Bonalde (Cristina Umaña), enquanto dá uns “catas” na perigosa Harriet. Não posso condená-lo. 

Esta segunda temporada, segue a mesma fórmula da primeira, cada episódio começa com diálogos e no finzinho sempre tem um pouco de ação. O problema é que o roteiro tem algumas bobeiras e claramente foi escrito às pressas, talvez na tentativa de não deixar a cadeira esfriar, pois a primeira temporada abocanhou uma boa fatia de fãs do gênero.

Dá pra ver, mas em certos momentos a coisa ficou bem apelativa e desordenada, até agora não se sabe ao certo o que a Harriet (Naomi), veio fazer na série.

Vamos esperar que a terceira temporada melhore pelo menos um bocadinho.

Nota 6.9 de 10 => IMDb 8.0

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...