Menu - Gêneros

sábado, 29 de junho de 2024

O Último Vagão (El Último Vagón) – México 2023 nota 6,9

O premiado diretor Ernesto Contreras conta a história de Ikal, um menino pobre, como todos no vilarejo em que seu pai chega para trabalhar na linha férrea.

Ali ele vai fazer amigos, se apaixonar e começar seus estudos em uma escolinha improvisada num vagão de trem abandonado.

A professora Georgina (Adriana Barraza), vê no seu novo aluno a promessa de um jovem brilhante.

Em meio a dramas, tragédias e aventuras juvenis, Ikal vive um capítulo inesquecível da sua vida.

Paralelamente, seguimos um jovem inspetor que visita escolas do ensino público, portando notícias nada animadoras.

Lágrimas no final, para os mais emotivos.

Belo filme.

Nota 6.9 de 10 => IMDb 7.0


sábado, 22 de junho de 2024

Guerra Civil (Civil War) – USA 2024 nota 5,9

Um filme vazio, onde impera a violência gratuita.

Kirsten Dunst no pior papel da sua carreira, passa o filme inteiro em um azedume contagiante. Wagner Moura não faria falta nenhuma se o seu personagem não existisse. Só o que se salva... o que se salva... putz... esqueci  que se salva.

Ah sim... o que se salva, é que o filme é da produtora A24, que eu gosto bastante, apesar que dessa vez...

Num futuro remoto, os Estados Unidos estão engajados numa guerra da moléstia, com americanos mandando chumbo grosso em americanos, disputando... disputando... disputando o quê mesmo? Não sabemos o que, nem porque, nem para quê ou qual o motivo, razão, circunstância, ensejo ou a situação originária do entrevero.

Os repórteres Lee “Kirsten Dunst” e Joel “Wagner Moura” estão na estrada em busca de notícias, mas ninguém sabe para que, pois não presenciamos contato com nenhum órgão de imprensa interessado na matéria. E também não sabemos qual é a dos dois, porque não rola nada entre eles. (Acho que são apenas bons companheiros...) Mas isso é especulação minha, desconsiderem.

Eles conhecem Jessie (Cailee Spaeny, de “Maus Momentos no Hotel Royale”), uma repórter iniciante, vinda sabe-se lá de onde e indo sabe-se lá menos ainda para onde, e acabam levando a fedelha a tiracolo numa viagem cheia de perigos rumo à capital, numa certeza sonhadora de que vão entrevistar o presida...

Durante a viagem, vão testemunhar horrores e mais horrores, numa disputa sem sentido, pelo menos para nós, simples expectadores que não valem o trabalho de serem informados do que se trata a p... da guerra.

Xôxo de emoções, rico de incoerências, execuções sem motivo, e com uma cena constrangedora no final...

Fácil de assistir e de esquecer.

Presença do velho e bom Stephen McKinley Henderson e Jesse Plemons na cena mais chocante do filme (ele só aceitou o papel porque a sua amiga Kirsten pediu. E seu nome não aparece nos créditos).

Nota 5.9 de 10 => IMDb 7,4


Os Rejeitados (The Holdovers) – USA 2023 nota 7,9

Belo filme indicado a cinco Orcaritos:

Melhor Filme

Melhor Ator: Paul Giamatti

Melhor Atriz Coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph (Ganhou)

Melhor Roteiro Original

e Melhor Montagem.

No começo o filme lembra “O Clube dos Cinco” de 1985, mas logo vamos descobrir que a pegada é outra.

Professor rabugento para os alunos e simpaticíssimo para nós, é castigado por ter reprovado o filho burro de um “bacana” e tem que ficar de babá para cindo adolescentes durante as férias de fim de ano.

O frio está de congelar e o cenário, somado ao clima de disputa entre os alunos e também com o próprio docente, rende momentos encantados e o filme fica uma pérola de divertimento.

Mas alguns dramas latentes e mágoas adormecidas virão à tona e a história envereda por outro caminho, contudo sem deixar de ser divertido.

Imperdível.

Merecia o Oscar de Melhor Filme e na minha opinião, Paul Giamatti deveria ter levado o Oscar de Melhor Ator. O cara é bom demais.

Mas até entendo a Academia, “Oppenheimer” era muito mais comercial. Ô filme chato!

Alexander Payne, dirigiu Nebraska, com Bruce Dern em 2013. Outro belo filme. Se achar por aí, vale uma espiada.

Nota 7.9 de 10 => IMDb 7.9


A Sala dos Professores (The Teacher’s Louge...) – Alemanha 2023 nota 6,9

Numa escola disciplinarmente rígida, a professora Carla Novak (Leonie Benesch), sem querer flagra um roubo.

A situação que parece coisa simples no início, vai se complicar a ponto de desandar o pirão da educadora, colocando ela e alguns colegas numa enrascada juridicamente tenebrosa.

Filme bem dirigido que merecidamente concorreu ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro, perdeu para “Zona de Interesse”, outro filme bem interessante (?!).

Uma pena que no final, o diretor Ilker Çatak achou de inventar, querendo mais impressionar do que explicar.

Mesmo assim, vale a pena, para quem busca cinema de qualidade. 

Nota 6.9 de 10 => IMDb 7.5


quinta-feira, 20 de junho de 2024

Abigail – USA 2024 nota 6,8

Comédia de terror com a participação de Giancarlo Esposito.

Abigail é uma doce garotinha que adora balé. Um dia ao voltar para casa depois de um treino, ela é sequestrada e levada para uma mansão abandonada no meio do nada.

Lá, os seis sequestradores (quatro homens e duas mulheres), deverão servir de babá para a garota até que o resgate de 50 milhões de dólares seja pago.

O problema, é que a missão não vai ser tão fácil como se imagina e logo eles vão descobrir com o que estão lidando.

A quadrilha conta com figuras hilárias e isso é o melhor do filme, confira.

Os diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, dirigiram “Casamento Sangrento” 2019, “Pânico” 2022 e “Pânico VI” 2023, se pra você é uma boa referência, vá em frente.

No elenco ainda tem:

Melissa Barrera (Pânico)

Dan Stevens (O Hóspede)

Kathryn Newton (Homem Formiga e a vespa: Quantumania)

Kevin Durand (Lost)

E Angus Cloud (Euphoria) Ator que morreu recentemente durante uma crise depressiva, após perder o pai. Uma pena, o carinha estava muito engraçado nesse filme.

Nota 6.8 de 10 => IMDb 6.7


Jack Ryan 4ª Temporada USA 2024 nota 7,0

Mais do mesmo em mais uma história de espionagem e terrorismo escrita pelo ex-agente da CIA Tom Clancy.

Como sempre algum fanático ideologista se mete a explodir alguma coisa para botar a culpa nos States e desestabilizar a economia mundial começando por lá, nos Estados Unidos da América.

Dessa vez, uma quadrilha internacional com a sua sede na Tailândia, vai tentar a sorte.

Porém os americanos tem Jack Ryan (John Krasinski), que se metendo em confusões das mais cabeludas, enfrentando torturas com choque elétrico e água fervente, desarmando bombas, se empirulitando por passagens quase impossíveis a lá Jackie Chan, porém ajudado por seus amigos Greer e November, agora ele conta com a ajuda mais do que bem vinda de Chaves (nãooo... não é o Chapolin Colorado), é Michael Peña detonando.

E com toda essa balbúrdia de situações, a gente se diverte.

Para fãs da série e para não fãs. Vale a pena.

Nota 7.0 de 10 => IMDb 0.0


1922 – Usa 2017 nota 6,0

Baseado no romance de Stephen King (mais um), o filme começa bem ao estilo do mestre do terror, com uma família no interior do estado do Maine (deve ser, pois nessa época todas as histórias do Stephen King tinham lugar no Maine). O dia a dia da família formada pelo esquisitaço Wilfred (Thomas Jane), Arlette (Molly Parker) e o filho adolescente Henry, já é uma tragédia anunciada. Depois que a melda acontece, o sobrenatural vai tomando forma e acaba fugindo do estilo do escritor, indo por um caminho sem criatividade com um clichê a cada minuto. O

O roteiro foi escrito pelo diretor australiano Zak Hilditch em parceria com o pai da criança, o próprio King. No final a pieguice impera, só vale mesmo pelo casal de estrelas hollywoodianas e pela referência ao mestre do terror.

Nota 6.0 de 10 => IMDb 6.2


O Problema dos Três Corpos 1ª Temporada (Tree Body’s Problem) – USA/China 2024 nota 7,3

Minissérie em sei lá quantas temporadas, pois o mistério só vai ser solucionado daqui a trocentos anos. É meio complicado falar sem entregar spoilers, mas vamos lá:

Pessoas bem sucedidas no campo da física e de estudos tecnológicos de ponta, passam a se suidar-se a si mesmas, matando-se de maneira definitiva.

Até que se descubra o que está acontecendo, a história vai nos mostrando em flashes a vida de uma garota chinesa que teve o pai assassinado pelo regime comunista da década de 1960.

Essa moça Ye Wenjie (Zine Tseng), conhece Mike Evans (personagem vivido por Jonathan Price) e os dois juntos em parceria, um com o outro, acabam cometendo uma das maiores burradas da história da humanidade.

Tem início então, uma correria dos órgãos de defesa do governo comandado por Thomas Wade (Liam Cunnigham), o chefão e Da Shi (Benedict Wong), um policial que é pau pra toda obra, o melhor personagem da história. Tudo para impedir um acontecimento que num futuro distante, pode extinguir a raça humana.

Baseado no livro homônimo do escritor Cixin Liu publicado em 2006.

Vale a pena conhecer, só não sei se vou ter paciência, caso os produtores decidam alongar a trama para manter os fãs cativos.

Nota 7.3 de 10 => IMDb 7.5


O Silêncio da Vingança (Silent Night) – USA 2024 nota 6,2

Filme de ação de John Woo (Missão Impossível 2, Assassinos Substitutos).

O filme praticamente não tem diálogos, Joel Kinnaman (o Robocop do Padilha), é Brian Godlock, um... um... ah não interessa o que ele é, se você quiser saber, vai ter que pesquisar, porque eu não sei, ninguém sabe, ninguém disse e também, ninguém perguntou.

Pois então, em um tiroteio entre gangs de traficantes, uma bala perdida atinge o filho do protagonista, um garotinho ali pela faixa dos 8 anos.

Já sabe né?

História mais clichê do que andar pra frente, mas é John Woo na direção e só por isso, já vale uma espiada.

A ação demora um pouco, mas quando começa...

Se o gênero agrada, não deixe de ver. Tem cara de “Filme B”, mas com qualidade.

Tipo: é ruim, mas é bom.

Nota 6.2 de 10 => IMDb 5.3


Bob Marley: One Love – USA 2024 nota 6,8

Não é ruim, mas poderia ser melhor.

Não sei se os desempenhos de Kingsley Ben-Adir e de Lashanna Link (007: Sem Tempo para Morrer), que me incomodaram, ajudaram (ou melhor, não ajudaram), mas faltou uma pegada mais emocional no filme, que tem lá seus bons momentos e emociona em algumas passagens, apesar do incômodo do par central de atores.

Pelo que eu me lembro, Bob Marley era muito mais emoção do que o que eu vi na tela.

As músicas escolhidas estão perfeitas, não faltaram “Three Litlle Birds”, “I Shot The Xeriff”, “No Woman No Cry”, “War”, “One Love” (evidente), “Redemption Song” e “Is This Love”, no final. Ainda assim...

O vocal de fundo da linda “Redemption Song” no início, empolga e passa a impressão de que a emoção vai rolar solta, mas não é “Ben” assim. O filme ficou devendo. Acho que o Bob merecia mais.

Reinaldo Marcus Green dirigiu “King Richard: Criando Campeãs”, filme de 2021 em que Will Smith levou o Oscarito para casa, depois de dar um tabefe no apresentador da cerimônia.

Nota 6.8 de 10 => IMDb 6.3


domingo, 16 de junho de 2024

Zona de Interesse (The Zone of Interest)- USA 2023 nota 7,0

O dia a dia de uma casa de família ao lado do Campo de Prisioneiros de Awchwitz, durante a Segunda Guerra. É pouco?

Para completar, as empregadas domésticas, jardineiro, etc... são judeus. E para dar uma coroada na nossa indignação, o patrão, Coronel Hoss interpretado por Christian Friedel, ainda come uma das moças que trabalha na casa (é... come de “comer” mesmo, bem entendido).

A Senhora Hoss “Sandra Hüller” de “Anatomia de Uma Queda”, não dá mole pra ninguém e encara a fumaça que sobe das chaminés como a coisa mais natural do mundo.

E o filme é isso: Um terror sutil, que impressiona sem fazer barulho. A violência, fica lá fora e o clima de medo e indignação, incomoda a nós, não a eles.

Indicado a 5 Oscars, Ganhou como “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Som”.

Nota 7.0 de 10 => IMDb 7.4


A Travessia (La Traversée) - França 2021 nota 7,0

Um desfile de obras de arte contando a história verídica de Kyona, uma menina que junto com o seu irmão mais novo, Adriel, encara uma série de perigos: Gente ruim, traficantes de escravos, bruxas, assédio, tudo para atravessar a fronteira e chegar a um país do Oeste Europeu, em que sejam tratados como gente.

Filme maravilhoso para quem curte pintura, porque cada cena é um quadro pintado à mão pela própria protagonista da história.

Vale muito a pena conhecer.

7.0 de 10 => IMDb 7.4


As Marvels - USA 2023 nota 5,5

Uma besteirinha para passar o tempo. Filminho fraco e sem maiores atrativos do que a presença da capitã Brie Larson e de Nick S. L. Jackson sem muito o que fazer na história.

O roteiro foi escrito por três mulheres e o universo feminino impera nesse filme extremamente “delicado”, com gatinhos engolidores de tudo, Ariadna, um planeta em que as pessoas falam cantando e uma vilã sem muitos motivos para ser vilã. Daí tiveram que inventar uma historiazinha cheia de furos para dar consistência nas brigas.

Com muita boa vontade e um grande poder de superação de constrangimentos, dá pra ver.

O que será que "Fera" dos X-Men está fazendo na história?

Com Lashana Lynch (numa caracterização horrenda). Para quem não se lembra, ela foi "007" por três minutos e vinte e oito segundos.

Nota 5.5 de 10 => IMDb 5.5


Anatomia de Uma Queda ( Anatomy of a Fall) - nota 7,0

Com várias indicações ao Oscar 2024, incluindo Melhor Filme, Direção (Justine Tiriet), Atriz (Sandra Hüller) e Melhor Montagem, é um drama de julgamento, em que Sandra Voyter, a protagonista é acusada de ter matado o marido.

Não faltam motivos e incoerências na acusação, o que deixa o espectador numa corda bamba, sem saber se a mulher matou mesmo o parceiro, ou não.

O ponto crucial é o envolvimento do filho, um menino com problemas de visão, que pode ser decisivo com o seu testemunho.

Bom filme.

Nota 7.0 de 10 => IMDb 7.7


quarta-feira, 12 de junho de 2024

Duna Parte 2 (Dune: Part II) – USA 2024 nota 8,0

Segunda e última parte do remake do filme de 1980, que foi dirigido por David Lynch, com Kyle MacLachlan no papel principal.

Aqui temos Timotheé Chalamet no papel de Paul Atreides. Ator que vem se tornando o “queridinho da América” da vez. E com justiça, porque o cara dá conta do recado.

Mas temos que considerar que o diretor é Denis Villeneuve e o elenco de apoio, é um timaço de estrelas.

Javier Barden

Rebecca Ferguson

Zendaya

Florence Pugh

Stellan Scarsgard

Josh Brolin

Austin Butler

Dave Bautista

Léa Seydoux

E até Robert Rodrigues, que me passou despercebido.

Filmaço que foi premiado com o Oscar de Efeitos Visuais, com muita justiça. Merecia mais.

Nota 8.0 de 10 => IMDb 8.6


Fallout 1ª Temporada – USA 2024 nota 6,7

Baseado no game homônimo, é mais uma história abordando um futuro distópico.

A série em oito episódios, conta como alguns privilegiados sobreviveram ao holocausto, se entrincheirando em abrigos gigantes abaixo da superfície.

SILO aborda a mesma premissa, mas pega mais pesado no drama.

Aqui a pegada é leve, com humor, ação e um visual retrô futurista. Um “Necrótico”, personagem vivido por Walton Goggins (Os Oito Odiados), é o melhor da série.

Para quem curte o jogo e para quem nem nunca ouviu falar. Se você quer se divertir com algo leve e sem grandes dramas, vá em frente.

Com Kyle MacLachlan.

Nota 6.7 de 10 => IMDb 8.4


domingo, 9 de junho de 2024

Super Mario Bross: O Filme (The Super Mario Bros. Movie) – USA 2023 nota 7,0

Nada de inventor. Os diretores Aaron Rovarth, Michael Jelenic e Pierre Leduc, resolveram fazer um arroz com feijão bem feito e o resultado é um filme descomplicado, agradável e fácil de ver.

Mario e Luigi vão parar no Reino dos Cogumelos e lá se envolvem numa guerra entre a princesa Peach e o terrível (rs) Koopa, mas eles vão contar com a ajuda de Toad e Donky Kong, então...

É o game filmado com muita ação, piadinhas e personagens fofos.

Não tem como não curtir.

Com as vozes de:

Chris Platt

Anya Taylor-Joy

Black Jack

Seth Rogen

Charlie Day

Trilha Sonora caprichada:

ACDC

Beastie Boys

A-ha

Bonnie Tyler 

Eletric Light Orquestra

Precisa mais?

Nota 7.0 de 10 => IMDb 7.0


Sabotador de Alfred Hitchcock (Saboteur) – USA 1942 nota 6,9

Um homem acusado de sabotagem foge para provar sua inocência.

No caminho, encontra o grande vilão da trama e acaba perseguido e encurralado, mas o moço tem um bom anjo da guarda e acaba encontrando outro anjo no caminho, vivido pela atriz Priscilla Lane.

Filme em P&B que não é o melhor do mestre do suspense, mas é Hitchcock, portanto, obrigatório para qualquer cinéfilo que se preze.

Com Robert Cummings e Otto Krueger.

Nota 6.9 de 10 => IMDb 7.1


Beekeeper (The Beekeepert) USA 2024 nota 7,0

Filme de David Ayer, em que Jason Statham é Adam Clay, um ex-agente de uma organização poderosa e clandestina conhecida como "Beekeepers".

O sujeito abandona a aposentadoria para vingar a morte de uma amiga (Phylicia Rashad), que arruinada por uma mega organização de cyber golpistas acaba cometendo o suicídio.

Muita ação (como sempre) e muitos absurdos (como sempre), bem ao estilo Statham. Mas quem liga pra isso?

Diversão garantidíssima para quem curte um bom filme de ação.

Com Josh Hutcherson (Jogos Vorazes) e o velho e bom Jeremy Irons.

Nota 7.0 de 10 => IMDb 6.4


Quiz Lady nota 6,6

Comédia com Awkwafina, Sandra Oh, Will Ferrell e Jason Schwartzman.

Anne You (Awkwafina) é uma garota tímida, viciada em assistir um programa de perguntas e respostas na TV, apresentado por Terry Mac Teer (Will Ferrell).

Em certo momento ela precisa superar seu medo de multidões e com a ajuda de sua irmã abilolada Jenny (Sandra Oh), enfrentar as câmeras, para participar do Programa e ganhar dinheiro para salvar o seu cachorro sequestrado e pagar as dívidas de jogo da mãe.

Diversão garantida.

Nota 6.6 de 10 => IMDb 6.7


Ao Cair do Sol (Sundow) – USA 2021 nota 6,8

Os irmãos Neil e Alice Bennett (Tim Roth e Charlotte Gainsbourg), estão de férias em Acapulco, com os filhos dela, quando recebem uma notícia trágica. 

Ela volta imediatamente para os Estados Unidos e ele cria uma desculpa para ficar.

Suas aventuras vão ter consequências trágicas e aos poucos, segredos importantes e assustadores vão sendo revelados.

Filme escrito e dirigido por Michel Franco num clima de suspense psicológico que funciona perfeitamente na telinha.

Recomendo pela história e pela dupla de atores. Tanto Charlotte Gainsbourg, como Tim Roth, são ótimos.

Nota 6.8 de 10 => IMDb 6.6


quarta-feira, 5 de junho de 2024

Godzilla Minus One Japão 2024 nota 7,1

O que impressiona, é que os japoneses produziram um filme desses com 12 milhões de dólares, enquanto Hollywood precisou gastar 274 milhões de verdinhas para produzir “As Marvels”.

Adivinha qual filme é melhor?

Apesar de Godzilla Minus One, não ser tudo que andaram falando por aí, é um filme agradável de ver, ambientado na segunda metade da década de 1940 com um roteiro resgatando incidentes que ocorreram com o protagonista durante a guerra.

A história é boa, os efeitos são fantásticos (o olho vidrado do bicho e seus braços estáticos, lembram demais o monstro dos clássicos japoneses), levou o Oscar de Efeitos Visuais.

A direção e a montagem conseguem disfarçar o amadorismo de alguns atores, mas é um pecado aquele final mal terminado, com a garotinha botada pra escanteio.

Mesmo assim, o filme impressiona e fica na memória, ao contrário de muitas superproduções hollywoodianas que mal terminam, já esquecemos.

Tipo:

— Fui no cinema hoje.

— Legal, e que filme você foi ver?

— O filme? ééééé...

Nota 7.1 de 10 => IMDb 7.9


O Problema dos Três Corpos 1ª Temporada (Tree Body’s Problem) – USA/China 2024 nota 7,3

Minissérie em sei lá quantas temporadas, pois o mistério só vai ser solucionado daqui a trocentos anos. É meio complicado falar sem entregar spoilers, mas vamos lá:

Pessoas bem sucedidas no campo da física e de estudos tecnológicos de ponta, passam a se suicidar-se a si mesmas, matando-se de maneira definitiva.

Até que se descubra o que está acontecendo, a história vai nos mostrando em flashes a vida de uma garota que teve o pai assassinado pelo regime comunista da década de 1960.

Essa moça Ye Wenjie (Zine Tseng), conhece Mike Evans (mais tarde vivido por Jonathan Price) e os dois juntos, um com o outro e em parceria, acabam cometendo uma das maiores burradas da história da humanidade.

Tem início então, uma correria dos órgãos de defesa do governo comandado por Thomas Wade (Liam Cunnigham), o chefão e Da Shi (Benedict Wong), um policial que é pau pra toda obra , o melhor personagem da história. Tudo para impedir um acontecimento que num futuro distante, pode extinguir a raça humana.

Baseado no livro homônimo do escritor Cixin Liu publicado em 2006.

Vale a pena conhecer, só não sei se vou ter paciência, caso os produtores decidam alongar a trama para manter os fãs cativos.

Nota 7.3 de 10 => IMDb 7.5


Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...