Menu - Gêneros

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O Salário do Medo (The Wages of Fear ou Le Salaire de la Peur)

França/Itália 1953

Baseado no único livro escrito pelo jornalista Georges Arnoud, esse suspense francês começa mostrando as dificuldades de sobrevivência num vilarejo da Guatemala na década de 50.
Não sei muito bem porque num lugar pobre com um calor infernal e sem nada para se fazer, havia tantos estrangeiros. Talvez em busca de emprego na extração de petróleo, já que havia uma reserva a uns trinta quilômetros dali, sendo explorada pelos franceses. Os desocupados de várias nacionalidades costumam se amontoar em um boteco onde servem refeições e são constantemente expulsos pelo dono do lugar, pois além de duros, ficam de olho numa beldade chamada Linda (Vera Clouzot) que além de servir a clientela, esfrega o chão, atende no caixa, paquera um dos clientes e ainda satisfaz as taras do patrão.
É ali que todos ficam sabendo que um acidente acontece na base petrolífera matando vários trabalhadores e um incêndio fora de controle passa a ameaçar os outros poços.
O diretor da empresa que fica no escritório do vilarejo, resolve então, enviar um caminhão carregado de galões de nitroglicerina, para explodir a borda do poço e apagar o incêndio. O pagamento é de 2.000 dólares para cada um e surge um monte de motoristas, valentes "experientes" e se for preciso, capazes de disputar a vaga na faca.
Acontece que a estrada é rústica, estreita, esburacada e boa parte fica na beira de precipícios. Para melhorar as chances, o chefão resolve mandar dois caminhões, com dois motoristas em cada, num intervalo de 30 minutos, na esperança de que pelos menos um deles consiga chegar ao destino.
A viagem é cheia de tensão, nervosismo, perigos, imprevistos e suspense, além dos conflitos que vão surgir entre os condutores.
Filmaço altamente recomendado.
Com o grande Ives Montand e Charles Vanel, ator francês que trabalhou com Alfred Hitchcock em “Ladrão de Casaca”.
Nota: 7.8 de 10, se não fosse os últimos 30 segs, seria nota 8.0
IMDb: 8.1
Em 1977 William Friedkin (o diretor de "O Exorcista"), dirigiu "O Comboio do Medo", filme baseado na mesma história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...