Menu - Gêneros

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Honeyland - Documentário


Macedônia 2019

Candidato ao Oscar 2020 de melhor documentário (o vencedor foi American Factory), é danado de bom esse filme, é sim.
Hatidze, é praticamente uma eremita, vive com a mãe doente, numa região da Macedônia, onde com certeza, Judas teria perdido suas botas se tivesse passado por lá. Pode acreditar nisso.
Apesar dela ser feinha que dói e ter os dentes estragados, e tudo, ela é uma mulher danada de boazinha e simpática que mora numa casinha toda rústica, sem eletricidade, água encanada ou qualquer porcaria de saneamento básico.
Ela tira seu sustento do mel que ela coleta de forma sustentável (tira a metade e deixa a metade para as abelhas) e vai (a pé) vender na cidade.
Ela trata as bichinhas com tanto carinho que elas nem picam ela nem nada.
Um dia, uma família numerosa resolve se instalar perto de sua casa para criar gado e aí acaba o sossego da coitada.
Um tal de Hussein com sua mulher e uns quatrocentos e vinte filhos, fica de olho na atividade da Hatidze e a ganância do cretino faz com que ele invente de criar abelhas também.
Só que o sujeito é um brucutu que não segue os ensinamentos da sábia Hatidze, vive levando picadas e gritando com aquela montueira de filhos, e o lugar antes tão pacífico e sintonizado com a natureza, fica parecendo uma filial do inferno. Além disso ele pega todo o mel das coitadinhas das suas abelhas para atender o pedido de um comprador, outro cretino miserável filho da puta e as criaturas sem ter o que comer, entram numa guerra com as abelhas da Hatidze pelo mel delas e tudo.
Que raiva que dá. É triste ver as abelhinhas mortas e tudo aquilo que era tão bem cuidado se acabar por causa de um filho da puta de um miserável daqueles. A tristeza da Hatidze é de revoltar qualquer um.
Mas o castigo acaba chegando pro miserável do Hussein.
Eu não assisti American Factory, mas mesmo assim, acho uma pena que esse filme não tenha ganhado o Oscar.
Para mim, nota 8.5 de 10
IMDb: 8.0
Obs: Este texto foi escrito com uma tentativa de homenagear o estilo narrativo de Holden Caulfield, personagem criado por J. D. Salinger no surpreendente “O Apanhador no Campo de Centeio”. Quem aprecia literatura, não deve deixar de ler esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...