Menu - Gêneros

sábado, 3 de abril de 2021

Better Days (Shaonian de ni) China/Hong Kong 2020


"Better Days"
fala de Bullying.

O filme começa mostrando o suicídio de uma garota, num colégio de ensino fundamental.

Seu corpo aparece caído no pátio da escola e ninguém está chocado, todos os alunos parecem mais interessados em registrar o momento inédito, com seus celulares.

Chen Niam é a única garota que se aproxima do corpo, tira sua blusa e cobre o corpo da colega morta.

Sua atitude a classifica como “bola da vez” na tabela das selecionadas vítimas de bullying da escola, atitude coletiva que motivou o suicídio da garota.

Os exageros não param por aí, e Chen Niam ainda por cima, é interrogada pelos diretores e a polícia, que dizem estranhar sua atitude, faltando apenas culpa-la pelo suicídio da menina, sem ao menos investigar e descobrir que ela era a única que não praticava o bullying contra a colega.

No final da "entrevista", ela diz apenas que a menina não ia querer que a vissem daquele jeito. 

Chen Niam, então passa a ser atormentada terrivelmente pela horda de sádicos adolescentes, sob o comando de Wei Lai, a mais sádica de todas as criaturas criadas por Deus (pelo menos, é isso que a nós parece). É porradaria e humilhação que não acaba mais. E além de tudo, o filme passa a impressão de que 99% dos colegas se divertem com o seu sofrimento e quem não se diverte, também não se intromete.

Até que ela conhece Xiao Bei, um garoto pobre, quase um sem teto, que passa a protege-la da fúria ensandencida da horda de monstros que estudam naquele lugar.

E daí, uma tragédia (outra), acontece.

Concorrente ao Oscar 2021 de Melhor Filme de Língua Estrangeira, não é ruim, o elenco é muito bom, Dongyu Zhou, a protagonista, está perfeita no papel, Jackson Yee, (Xiao Bei), idem, e o filme ainda tem a nobre intenção de denunciar o bullying presente e nem sempre levado a sério na cultura oriental de alguns países. O problema, é o exagero nas situações e a demora do filme em chegar ao seu final. São 02h15 de projeção, mas parece mais, muito mais... cansa...

Assisti em partes.

No final, um resultado que satisfaz e deixa a impressão de que acabamos de ver um belo filme, que, com justiça está concorrendo ao Oscar, mas que poderia ter sido encurtado um bocadinho, ficando menos penoso de se assistir.

Se você gosta de drama, mas drama mesmo, não perca.

Nota 7.0 de 10
IMDb: 7.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...