Menu - Gêneros

sábado, 17 de abril de 2021

Era Uma Vez Um Sonho (Hillbilly Elegy) USA 2020


Glenn Close está indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e o filme ainda concorre ao prêmio de Melhor Maquiagem.

Os Hillbillies, como diz no título em inglês – na tradução para o português, seriam os caipiras norte-americanos, aqueles habitantes do sul que, no geral, são meio songos e turrentos, não tem muita escolaridade, vivem com dificuldades financeiras, mas amam seu país e adoram uma espingarda.

O filme, baseado em livro autobiográfico de J. D. Vance, o personagem principal, conta a história do jovem, que conseguiu com a ajuda da avó, superar as crises familiares causadas principalmente pelo vício da mãe enfermeira (Amy Adams, que para mim, também merecia uma indicação) e se formou numa faculdade conceituada como a de Yale.

Num momento crucial, em que ele está numa maratona de entrevistas para ingressar numa empresa conceituada, tem que voltar correndo para o Kentuck, porque sua mãe resolveu tomar uma overdose de heroína bem agora, para que enfim, consega fu@$%#er de uma vez por todas, com a carreira do filho.

O diretor Ron Howard que ganhou um Oscar por “Uma Mente Brilhante” de 2001, não consegue aqui transmitir simpatia, muito pelo contrário. O filme é uma sequência de brigas em família, mas o desempenho de Glenn Close é memorável. Durante os letreiros, as fotos da família verdadeira são exibidas e é aí que vamos perceber o quanto ela foi dedicada ao papel. A incrível semelhança, com a senhora feiosa, durona e humana, que carregou a família nas costas. Glenn Close está irreconhecível, a ponto de fazer Michael Douglas se sentir constrangido por tê-la... – vide “Atração Fatal” de 1987),

Gabriel Basso, que interpreta o protagonista, não fede nem cheira, Owen Asztalos que o interpreta quando garoto, se sai melhor e Halley Bennett de “A Garota no Trem”, está marromenamente aceitável.

É um drama família, tipo Sessão da Tarde séria. Dá pra ver, mas depende do estado de espírito.

Nota 6.4 de 10
IMDb: 6.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...