Menu - Gêneros

domingo, 31 de outubro de 2021

Round 6 (Squid Game) 1ª Temporada – Coreia 2021

A coqueluche do momento.

A viciante série da Netflix que tá na boca do povo.

Já existem memes, piadinhas, debates, gente que mete o pau, defensores aos montes e a especulação de que teremos algo mais do que a segunda temporada que já está em produção.

Eu acho que tem munição para mais de uma. É uma mina de ouro, uma fonte que pode jorrar histórias e mais histórias, só espero que não vire outra “La Casa de Papel”, série que foi bem na primeira temporada, apesar de terem dado uma esticada, empurrando o desfecho para a segunda. Na terceira temporada já foi difícil aguentar aquela overdose de flashebacks e da quarta em diante, só mesmo por auto flagelo... a coisa caiu num marasmo criativo tão intenso que – apesar da minha teimosia - me obrigou a desistir no terceiro episódio da quinta temporada (veja nossa crítica, aqui mesmo).

Round 6, conta muitas histórias, entre elas, a de Seong Gi-hun, um cidadão ali pela casa dos trinta, divorciado, viciado em corridas de cavalos, que se encontra sem dinheiro nem para comer um espetinho de gato na rodoviária. Para comprar a lembrancinha de aniversário da filha de dez anos, precisa pedir dinheiro para sua mãe, uma senhora idosa que dá um duro danado pra sobreviver. 

De repente surge um sujeito no seu caminho e lhe oferece a chance de ganhar um bom dinheiro se ele se comprometer a participar de uma espécie de gincana.

Ele aceita sem saber direito as regras e vai se envolver num jogo de vida e morte numa arena fechada, com mais de quinhentos competidores, todos desesperados e dispostos a tudo, numa pindaíba de dar dó.

 A série já conquistou o público. Lembra um pouco Jogos Mortais e Jogos Vorazes, mas a pegada é diferente.

Como sempre, aos poucos vamos conhecendo alguns dos competidores e acompanhando seus dramas pessoais, nisso, não há nada de novo, o que faz com que a série seja esse sucesso todo, acho eu, são as terríveis regras dos jogos e o modo frio e indiferente com que os organizadores tratam os derrotados.

E aquela voz alegre e festiva ao anunciar a morte dos eliminados.

Se você gosta de séries assim, assista... apesar de várias incoerências, algumas situações improváveis e a dramaticidade exagerada estilo oriental, vale a pena.

Tem surpresa no final.

Nota 7.5 de 10
IMDb: 8.1


Um comentário:

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...