Menu - Gêneros

sábado, 28 de maio de 2022

A Grande Aposta (The Big Short) - USA 2015 nota 6,2

Filme interessante e inteligente, baseado em fatos sobre a grande crise imobiliária de 2008. 

Tem um grande elenco, um roteiro que deve ter consumido um bom tempo em pesquisa (Oscar de Melhor Roteiro Original).

Problema: O filme é chato, e tem uma curiosidade: foi dirigido por Adam Mckay, um cara acostumado a produzir filmes engraçados.

Christian Bale é Michael Burry, um matemático meio eremita (apesar de viver rodeado de funcionários), percebe que muita gente anda investindo em ações do mercado imobiliário. Um mercado bilionário, mas que se mantém nesse patamar por conta das hipotecas que dominam o setor nos Estados Unidos. Só que ele nota que nos últimos anos (estamos em 2004), o número de inadimplências vem aumentando de forma progressiva e apesar de serem índices baixíssimo, ele crê que dentro de três anos o império vai quebrar. E o que ele faz? Procura os bancos e propõe um investimento chamado FDS que aposta na queda das ações desse mercado gigante. Caso as ações continuem subindo, ele vai pagando aos bancos por sua valorização. 

Os executivos, nadando na dinheirama e crentes de que o cara é doido, nem desconfiam o que se passa na cabeça dele, já que as ações estão estáveis em sua valorização e ninguém acredita que um dia (muito breve) o mercado vai quebrar.

Outros olheiros espertinhos de Wall Street, descobrem a jogada do Michael Burry e passam a investir no tal FDS.

E vocês devem lembrar o que aconteceu...

Com Steve Carell, Brad Pitt e Ryan Gosling.

Não funciona com um passatempo divertido, mas é um filme inteligente, bem escrito e bem dirigido, apesar das ultrapassadas divisões de tela.

Vale a pena conhecer.

Nota 6.2 de 10
IMDb: 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...