Menu - Gêneros

domingo, 19 de março de 2023

Império da Luz (Empire of Light) - UK 2022 nota 7,0

Drama simpático e competente com elenco encabeçado pela carismática Olivia Colman, uma atriz que tem uma coisa que atrai e faz a gente querer ver mais ela.

Pelo menos comigo é assim... 

Sam Mendes de “1917” (o diretor mais decepcionado do Oscar de 2020, afinal, seu filme foi indicado a oito prêmios, muitos o julgavam favorito a Melhor Filme e Direção e fué fué fué... não levou nenhum). Só pra relembrar, Sam Mendes também dirigiu “007: Operação Skyfall”, entre outros.

Empire of the Light” lembra “Luzes da Ribalta”? Acho que eu ando muito comparativo, mas não posso evitar, assistindo esse filme, me veio na lembrança o clássico de Chaplin.

O filme se passa num cinema na década de 80 e aborda assédio, racismo, romance, surto psicótico e outras coisas do cotidiano, tudo entre os funcionários do cinema e seu diretor, Colin Firth.

Apesar de pegar pesado em alguns temas, o filme é leve, sensível, solto e agradável a maior parte do tempo e é um deleite para os cinéfilos, lembrando sucessos como “A Volta da Pantera Cor de Rosa”, “Muito Além do Jardim”, “Caçadores da Arca Perdida”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, “Taxi Driver”, “Carruagens de Fogo”, e muitos outros.

A trilha sonora também empolga, com sucessos de Bob Dylan, Siouxsie and Banshees, Vangelis (claro) e Cat Stevens.

Eu gostei. 

Bastante.

Com Toby Jones

O filme concorreu ao Oscar de Melhor Fotografia, perdeu para "Nada de Novo no Front".

Nota 7.0 de 10 => IMDb: 6.6


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...