Menu - Gêneros

domingo, 24 de março de 2024

Pobres Criaturas (Poor Things) – USA 2023 nota 7,5

O diretor grego Yorgos Lanthimos desde seus primórdios (ih começou...) que já namorava com o fantástico, o mórbido e o bizarro. Alguns exemplos são: “O Lagosta” de 2015 que eu não desgostei, “A Favorita” de 2018, que eu gostei e “O Sacrifício do Servo Sagrado” de 2017, que eu não gostei. 

Sempre envolvido com indicações ao Oscar, desta vez, estava inspirado e com esse “Poor Things” que apresenta uma Direção de arte fora dos padrões e uma história meio a lá “Frankenstein”, ele se saiu fantasticamente bem, agradando aos cri-críticos e ao público.

Bella é uma mulher adulta com cérebro de menina (literalmente) e o mimo de seu "papai", interpretado pelo sempre magistral Willem Dafoe, a deixa bem à vontade para aprontar das suas.

E olha que a menina apronta.

Mark Ruffalo interpreta um malandrão que se apaixona pela maluquinha, se tornando rival de seu pretendente Max (Rami Youssef). 

Com criaturas estranhas e situações bizarras e Emma Stone peladona em algumas oportunidades e "dublada" em outras, o filme é uma viagem criativa e cheia de imaginação.

Quase um conto de fadas.

Emma Stone levou para casa o Oscar de Melhor Atriz e o filme ainda abocanhou o Oscar de Direção de Arte e Melhor Figurino.

Mark Ruffalo perdeu para Robert Downey Jr.

Com a participação da veteraníssima Hannah Schygulla dos clássicos: “Lili Marlene” e “O Casamento de Maria Braun”.

7.5 de 10 => IMDb 8.0


Veja Como Eles Correm (See How They Run) – USA 2022 nota 6,8

Comédia policial de mistério a lá Agatha Christie com a própria escritora como uma das personagens.

Numa encenação de peça famosa, Leo Kopernick, um diretor ranheta (Adrien Brody), é assassinado no guarda roupa do próprio Teatro.

O Inspetor Stopard (Sam Rokwell) e a sua parceira inexperiente Stalker (Saoirse Ronan), passam a investigar o caso enquanto flashs backs vão nos fornecendo pistas para despistar. Não é muito criativo, mas a receita vem funcionando há séculos (exagero) e sempre agrada.

O elenco é bom, a direção idem e os cenários merecem uma pausa para apreciação.

Engraçado, inteligente, interessante e agradável.

Não é nenhum clássico, mas é um ótimo passatempo.

6.8 de 10 => IMDb 6.5


Napoleão (Napoleon) – USA 2023 nota 6,5

Biografia do imperador francês pela ótica de Ridley Scott.

Sem muito a acrescentar, o filme conta desde suas origens e a sua rápida ascensão, a paixão pela sua Josephine (Vanessa Kirby, de “Missão Impossível: Efeito Fallout”), seus problemas conjugais e suas inúmeras batalhas.

As cenas de ação é o melhor do filme, mas Joaquim Phoenix entrega um Napoleão sonolento, talvez pelo roteiro que não mostra seus momentos de explosão, descritos em outras biografias.

E isso é tudo, um filme plasticamente bonito, mas longo demais e frágil de emoções.

Só empolga mesmo nas cenas de ação, filmadas com maestria.

Dá pra ver.

Concorreu ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Figurino e Direção de Arte. E já está bom demais.

6.5 de 10 => IMDb 6.4


domingo, 10 de março de 2024

Homem Aranha Através do Aranhaverso (Spider-Man: Across the Spider-Verse) – USA 2023 nota 7,0

Recomendado para a prevenção de Alzheimer, essa animação (a exemplo da anterior), é franca favorita para levar o Oscar de Melhor Animação.

É recomendado para a prevenção de Alzheimer, porque é muita informação para processar. O cérebro acompanhar os olhos, na velocidade em que as informações são jogadas na sua cara, é dose para nerd.

Depois de algumas firulas para mostrar o dia a dia de Miles Morales, o novo Homem Aranha, ele resolve seguir a sua queridinha Gwen por um novo caminho, conhecendo um novo time de Pessoas-Aranha, formado por heróis de diversas dimensões. Claro que isso não vai ficar só no cenário da diversão e um vilão muito do doidão vai trazer uma grande ameaça, não só para a raça humana, mas também particularmente para Miles, que fica sabendo de um segredo não revelado no primeiro filme, nem a ele e nem a nós, simples mortais.

Divertido, dentro daquele estilo confuso de imagens (que eu não curto muito), mas admito que o filme é bom, a história é bem bolada e  prende a atenção, apesar das eternas dramatizações envolvendo os super-heróis e seus familiares.

Elenco de peso nas dublagens:

Hailee Steinfeld

Brian Tyree Henry

Oscar Isaac

Jason Schwartzman

Daniel Kaluuya

Shea Whigham

Mahershala Ali

Andy Samberg

Jack Quaid

Se o gênero lhe agrada, vá em frente. Vale a pena.

7.0 de 10 => IMDb 8.6


sábado, 9 de março de 2024

Monarch: Legado de Monstros (Monarch: Legacy of Monsters) – USA 2023 nota 7,5

A série americana conta a origem dos monstrões que assolam o nosso planeta. Se você acreditar em tudo que os roteiristas criaram, vai se envolver e curtir, pois os episódios são bem dirigidos, sem pressa de avançar o sinal e criando toda uma expectativa, para que nos episódios finais, a ação e as surpresas que estavam guardadas, realmente surpreendam você.

Valeu a pena acompanhar a série. Como poucas, diverte e gera expectativas, apesar de algumas forçadas no roteiro.

É difícil não curtir esses monstros gigantes.

Kurt Russel eficiente como sempre e seu filho Wyatt Russel, foram uma ótima escolha dos produtores.

Recomendo.

7.5 de 10 => IMDb 7.0


Destinos à Deriva (Nowhere) – Espanha 2023 nota 6,0 de 10

Filminho espanhol até razoável, apesar de clichezento.

Casal grávido tenta fugir do regime opressor no seu país e junta suas economias (é o que dá a entender) para entrar num comboio de imigrantes ilegais, rumo a algum país europeu.

Acontece (como sempre), que os “Coiotes”, são gente do mal e depois de muitas reviravoltas, a esposa separa-se do marido e acaba sozinha em um container em alto mar.

O filme se concentra na sobrevivência da moça, que já tinha na bagagem um acontecimento trágico na família.

Forças adormecidas vão aflorar e ela vai passar de medrosa e indefesa a uma guerreira empoderada que usará até suas últimas energias para sobreviver.

Dá pra ver...

6.0 de 10 => IMDb 6.3


Maestro – USA 2023 nota 5,5

Biografias geralmente já são um negócio chato. Quando o filme fala da vida de um maestro famoso como Leonard Bernstein, imaginamos um musical tipo “Tár”, ótimo filme com Cate Blanchet, que mescla suas performances com a vida pessoal.

Mas o roteiro escrito por Josh Singer em parceria com o diretor Bradley Cooper está mais preocupado em levar a público a vida íntima do maestro, deixando suas performances artísticas meio de lado, como um mero e insignificante detalhe coadjuvante (eitha!).

Na verdade, o que temos aqui é uma espécie de vilão talentoso. Talentoso para a música e vilanesco para com a família, não se importando de dar em cima de convidados no próprio ambiente familiar, com a proximidade da esposa Felícia Montealegre (Carey Mulligan) e dos filhos.

O filme não enaltece o protagonista, na verdade, é quase uma denúncia.

Apesar da produção caprichada e do elenco, é chato e sem sentido.

Com Maya Hawke (bastante solicitada ultimamente).

Obs: reparem que há dois narizes em cena, um mais adunco (de bruxa) e outro nem tanto (Como o da foto).

As indicações aos Oscar 2024 são:

Melhor Filme

Melhor Ator – Bradley Cooper

Melhor Atriz – Carey Mulligan

5.5 de 10 => IMDb 6.6


Em Ruínas (Hwang-ya) - Corea 2023 nota 7,0

Mais uma aventura bem humorada estrelando o coreano gorducho e bochechudo Ma Dong-seok.

O filme com cara de pós apocalíptico, mostra sobreviventes de um terremoto que devastou Seul. Como sempre acontece, alguns vilões gananciosos e com tendencias psicóticas tendem a se aproveitar dos mais fracos para levar vantagem e demonstrar poder.

Acontece que Tio Nam San (Ma Dong-seok) é um sujeito de maus bofes e muito bom na porradaria além de mortal com qualquer tipo de arma na mão. Portanto, o reinado de um médico biruta que vem fazendo experimentos com jovens em cativeiro, com a intenção de criar uma super raça de humanos, logo vai chegar ao fim.

Aquilo de sempre, mas divertido e com muita ação e bom humor do começo ao fim.

7.0 de 10 => IMDb 5.9


Nyad – USA 2023 nota 6,5

Biografia da nadadora Diana Nyad que depois de estar com idade para ser avó, resolveu tentar novamente o feito extraordinário de nadar 165 kms de Cuba até a Flórida, coisa que ela tentou quando estava com 25 anos e deu com os burros n’agua (desculpem).

Não vejo nada de heroico nesses feitos extravagantes, mas respeito o desejo que impele algumas pessoas a desafiar seus próprios limites.

O filme chega a ser um tanto cansativo mostrando as várias tentativas frustradas da nadadora, mas se encararmos pelo prisma da aventura, até que desce. 

Obs: A Associação Mundial de Nadadores em Mar Aberto se nega até hoje a validar o feito, questionando algumas discrepâncias no monitoramento da travessia.

O filme concorre ao Oscar de Melhor Atriz para Annette Bening e Melhor Atriz Coadjuvante para Jodie Foster. Não achei o trabalho das madames nenhum primor, mas do jeito que é Hollywood, acredito que ambas as duas (?!!) tem chances, embora eu ache que Annette Bening quis fazer um olhar decidido e perseverante e acabou ficando com o olhar psicopático do Dennis Hopper

O ponto positivo é que o filme tem uma ótima trilha sonora:

Aretha Franklin

The Drifters

Janis Joplin

Neil Young

Roy Orbison

Simon & Garfunkel.

 6.5 de 10 => IMDb 7.0


Bons Companheiros (Long ma jing shen) China 2023 nota 5,0

Depois de um período afastado das telas, Jackie Chan voltou fazendo um filme atrás do outro como se o mundo fosse acabar amanhã. O problema maior é ele não se preocupar muito com a qualidade do produto.

O “velho” Jackie ainda dá seus pulos nas cenas de luta coreografadas para fazer rir, mas nos seus últimos filmes, o dramalhão corre paralelamente, chato e cansativo valorizando a pieguice e os vilões idiotas como se o filme fosse direcionado para criancinhas de 2 anos de idade.

Para ajudar, parece que há uma regra a ser seguida: o velho clichê da filha órfã de mãe, rejeitar o pai por um problema do passado, para que aos poucos vá percebendo que ele não é tão mal assim.

Uma chatice sem tamanho, recheada de pequenas tramas desconexas, só para encher linguiça. Só vale mesmo pela simpatia do super astro. Simpatia que vem perdendo pontos a cada pisada na bola. Se até um fã incondicional (como eu), já vem se sentindo incomodado com a “simplicidade” dos roteiros, imaginem os outros “.

 5.0 de 10 => IMDb 6.3


Resistência (The Creator) – USA 2023 nota 6,6

Dirigido por Gareth Edwards (Godzilla, Rogue One: Uma História de Star Wars), essa ficção futurista protagonizada pelo Denzel Washinton Junior (John David), está concorrendo a dois Oscars, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.

Joshua (John David) é um soldado em missão para descobrir e destruir Nimata, o “Criador”, um misterioso ser dotado de Inteligência Artificial que está desenvolvendo uma arma poderosa para destruir uma gigantesca nave que monitora rebeldes dotados de tecnologia A. I.

Tem muita ação, efeitos (claro), um drama do passado e um misteriozinho bobo só pra enfeitar o pavão.

É um bom filme, se não fosse o final piegas, teria uma avaliação melhor.

Com Ken Watanabe.

 6.6 de 10 => IMDb 6.8


Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...