Menu - Gêneros

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Coringa (Joker)


USA 2019

Um dos filmes mais aguardados de 2019.
O marketing foi forte, mas a expectativa aumentou depois das premiações em Cannes, no Globo de Ouro e no Festival de Veneza. Isso somado à alta avaliação da crítica especializada e do público geral.
O Coringa de Todd Phillips (Se Beber Não Case e Cães de Guerra), não entrega um filme fácil de digerir. Não há a “maquiagem” tradicional dos filmes de Super Heróis. O filme é cru, real (levando em consideração que estamos em Gotham, City, é claro), o feio (da ótima fotografia), de uma Gotham City suja, pichada, com lixo espalhado pelas ruas, apartamentos em prédios velhos e trens de metrô surrados.
Não tenho certeza absoluta, mas acho que nas duas horas de filme, Joaquim Phoenix estava em cena.
Em todas elas.
O filme é todo dele, centrado nele, feito pra ele e ele dá conta do recado.
Faz um Arthur Fleck, amargo, perturbado, inseguro e cheio de dúvidas. Um cara estranho que sofre de  Epilepsia Gelástica (a síndrome do riso involuntário), que aos poucos vai se encontrando e se tornando o Coringa do final da história.
Saí do cinema pensando que Heath Ledger (O Coringa de "Batman O Cavaleiro das Trevas") até conseguiria fazer esse filme. Jared Letho (O Coringa de "Esquadrão Suicida") não conseguiria, dada a complexidade do personagem.
Sua violência não vem de repente, é cultivada numa crescente invisível que você não nota, só sente, sem saber que está sentindo. Quando ela chega, é cruel, fria e parece sem razão emocional, sem preparo, sem planejar, é como se ele tirasse uma pedra que estava incomodando dentro do sapato, numa atitude quase distraída, própria de uma mente perturbada. 
Em seguida, parece tranquilo, aliviado por ter se livrado da pedra.
Atenção para a canção "Smile", composta por Charlie Chaplin para o filme "Tempos Modernos". A letra diz que você deve se animar, porque se você sorrir, sempre haverá um belo futuro a sua frente.
Quem é fã do universo DC / Marvel, precisa assistir esse filme, quem não é, precisa conhecer. Não necessariamente gostar, mas deve conhecer.
O escritor francês Victor Hugo de "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame", criou um personagem chamado “O Homem Que Ri” em seu livro de 1869. Dizem que esse personagem inspirou a criação do Coringa em 1940 por três desenhistas/roteiristas: Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane. 
Com Robert DeNiro e Brett Cullen de "Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge"  e "Narcos", como Thomas Wayne.
O filme é baseado em uma história chamada “A Piada Mortal”, que eu li, faz um tempo, acho que foi lá pelos anos 90.
Está concorrendo ao Oscar nas seguintes categorias:
Melhor Filme
Melhor Ator
Diretor
Trilha Sonora
Roteiro Adaptado
Fotografia
Mixagem de Som
e Figurino

Nota 8.5 de 10
IMDb: 8.6

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...