Menu - Gêneros

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Anomalisa

USA 2015

Charlie Kaufman está longe de ser um diretor e roteirista tradicional (leia-se popular),  a exemplo do recente “Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem lembranças” de 2004.
Nesta animação em stopmotion, ele brinca de solidão com seu personagem principal. Eu digo que “brinca”, porque o filme tem algumas particularidades bem “Kaufianas”, como por exemplo as vozes masculinas das personagens femininas (sempre a mesma, dubladas pelo ator Tom Noonam) e algumas maluquices “jogadas no ar”, como quando seu protagonista deixa cair a metade da cara no corredor do hotel, ou o papo-furado do taxista.
Na história, Michael Stone é o cara que escreveu um livro para ajudar vendedores de telemarking a “engabelar” educadamente a clientela e chega a Cinncinatti para uma conferência. Se hospeda em um hotel cinco estrelas e fica relembrando seu dia a dia e a sua infelicidade no casamento, até que parece de repente tomar uma atitude e sair à caça de companhia.
Esquisito e singular. Muitos adoram e outros acham que faltou um pouco de “alegria”. Eu não adorei, mas acho que o filme é marcante e vai ficar registrado na memória.
Se você não gosta dessas coisas confusas e cheias de simbolismos, troca de calçada.
Vozes de David Thewlis (Harry Potter) e Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados).

Nota 6.9 de 10
IMDb: 7.3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...