Menu - Gêneros

sábado, 26 de setembro de 2020

Missão no Mar Vermelho (The Red Sea Diving Resort)


USA 2018
Também conhecido por “Resort de Mergulho no Mar Vermelho”, “Operation Brothers”, ou qualquer outro título que eu não tenha ouvido falar...

Baseado em fatos reais, este é um filme de suspense e ação da Netflix.
Na década de 80, durante a guerra civil na Etiópia, milhares de refugiados etíopes judeus migraram para o Sudão. O governo sudanês recebia um valor pago pela ONU para cada judeu etíope recolhido ao seu campo de refugiados, mas não havia qualquer interesse em gastar o dinheirinho e trata-los com alguma decência. O sonho dessas pessoas era chegar até Israel, que para eles seria a “Terra Prometida”, mas o governo do Sudão não estava a fim de perder a graninha fácil recebida da ONU. Israel de mãos atadas, sabia que “forçar a barra” seria uma declaração de guerra ao Sudão.
Um grupo de agentes do Mossad (o serviço secreto de Israel), se mete num plano maluco de colocar em atividade um hotel resort abandonado no litoral do Sudão, com a desculpa de reativar o turismo naquela área, um lugar dominado por um bando de contrabandistas beduínos chamado Hadendoa. Com a ajuda de Kabede, um ativista infiltrado no campo de refugiados, eles passam a retirar os imigrantes na calada da noite e levá-los de navio para Israel.
Spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler 
spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler 
spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler 
spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler spoiler 

Não espere grandes confrontos, nem fugas mirabolantes. O filme todo se trata de enganar um grupo de militares sudaneses chefiados pelo sanguinário coronel Abdel Ahmed (Chris Chalk de “Perry Mason”), num jogo de esconder evidências dos “roubos” de refugiados. Talvez por isso, a nota baixa no IMDb e a fraca avaliação no Rotten Tomatoes. Só teremos um pouco de ação mesmo no finalzinho, quando eles quase são pegos pelo grupo de soldados. As intriguinhas entre os agentes também não evoluem muito e no geral o filme fica ali num banho maria, nem muito quente nem muito frio. Vale mais pelo ótimo elenco:
Chris Evans
Bem Kingsley
Greg Kinnear
Haley Bennet
(que eu jurava que era Michelle Williams)
Alessandro Nivola
Nos créditos, fotos dos agentes, dos refugiados e do hotel de verdade.
Bom filme, só faltou um pouco mais de tompêro... 
Nota 6.8 de 10
IMDb: 6.6


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...