Menu - Gêneros

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Borat: Fita de Cinema Seguinte (Borat: Subsequent Moviefilm)

USA 2020

Borat é resgatado da prisão, onde está condenado à prisão perpétua com trabalhos forçados, por ter, em 2006 desmoralizado seu país o Cazaquistão, depois de ter falhado feio, quando foi para a América, na missão de torna-lo conhecido e respeitado no mundo ocidental.
Dessa vez, ele é enviado para entregar um presente para Mike Pence, vice de Donald Trump, para conseguir favores, afinal, agora a América estava salva, livre dos domínios maléficos do terrível Barak Obama...
O presente, um chipanzé que é uma celebridade no seu país, acaba virando uma refeição, então Borat tem a ideia de dar sua filha Tutar que foi de clandestina na viagem, no lugar do macaco, afinal, Mike Pence tem fama de dar em cima de menininhas...
Nesta missão, Borat vai viver muitas aventuras, grande parte gravada em clima de “pegadinhas”, em que muitos figurantes nem faziam ideia que estavam participando de uma comédia escrachada (quem conhece o humor de Sacha Baron Cohen, sabe do que eu estou falando).
Cultura ignorante, preconceitos, machismo radical, racismo, Klu Klux Klan, China, Covid 19, Kim Jong-un, Bolsonaro, o filme não perdoa nada.
Detalhe: A sobrevivente do Holocausto, Judith Dean Evans que participa do filme, achando que é um documentário. Ela morreu logo após as filmagens e é homenageada nos letreiros.
Uma grata surpresa: A atriz Maria Bakalova que faz a filha do Borat, um deleite de atriz!
Com a participação relâmpago de Tom Hanks.
Abertura e letreiros finais a lá Tarantino com imagens envelhecidas lembrando os anos 80.
Imperdível para quem curte o gênero.
Nota 8.0 de 10
IMDb: 6.8


domingo, 29 de novembro de 2020

Raça (Race)

USA 2016

Quem gosta de esportes olímpicos, principalmente corridas, vai gostar ainda mais deste belo filme.
Quem nunca ouviu falar de Jesse Owens, o negro americano que bateu o record dos 100 metros rasos na cara do Adolf Hitler, durante os Jogos Olímpicos de 1936?
Pois então, essa é a história do cara.
O filme não se preocupa muito em mostrar os treinos, o foco principal são os perrengues da vida particular e a pressão que ele sofre por causa da cor da pele.
Por incrível que pareça, o racismo da maioria branca é o que menos pega na cabeça do cara, pois seu treinador, o ótimo Jason Sudeikis (Família do Bagulho), o ajuda a tirar isso de letra. As críticas do seu próprio povo, dizendo que ele vai trazer glórias para um país que trata os negros como uma sub-raça, com banheiros separados, estabelecimentos nos quais não pode entrar e o ódio irracional da maioria branca, poe em dúvida, se o que ele está fazendo não é uma espécie de traição. Isso é o que mais coloca caraminhola na cabeça do moço.
No mais, um filme ágil, na medida certa, sem dramatização exagerada e uma grande homenagem a esse fenômeno do esporte. Destaque para a bonita amizade entre ele e seu maior rival na pista: O alemão Karl “Luz” Long (David Cross), que o via como seu igual.
Jesse Owens morreu em 1980 com 67 anos.
Com:
Stephen James de “Se a Rua Beale Falasse”.
Amanda CrewA Incrível Historia de Adaline
E os veteranos William Hurt e Jeremy Irons.
Recomendado para todos (não só para amantes do atletismo).
Nota 7.2 de 10
IMDb: 7.1


sábado, 28 de novembro de 2020

Quiz Charada - Qual é o Filme?

O cara comeu uma cabeça de alho e depois foi escovar os dentes. Qual é o nome do filme?
?
?
?
?
?

?
?
?
?
?

?
?
?
?
?

?
?
?
?
?
Mudança de Hálito...








Segredos Oficiais (Official Secrets)

UK 2019

Eu não esperava tudo isso.
Caramba! Que filme!
Lendo a sinopse, você facilmente pode pensar: “que chatice”.
Nada disso.
Baseado em fatos, é um filme envolvente que não deixa você ficar simplesmente sentado no sofá, esperando pra ver o que acontece. Você entra no filme, primeiro para dizer que a protagonista é maluca, depois para torcer por ela em seguida se indignar com a trama e no final, se emocionar.

Comigo foi assim.
Katherine Gun (olha o nome da moça) trabalha para a OGHQ britânica. Uma agência do governo encarregada de vigiar meios de comunicação. Ela e seus colegas interceptam uma mensagem em que americanos comandados pelo presidente George W. Bush, solicitam ao premiê britânico Tony Blair, apoio para convencer a ONU de que Saddan Hussein está fabricando armas químicas, o que é proibido no acordo de paz assinado pelos países.
Como sabem, a guerra EUA / Inglaterra X Iraque foi motivada por suspeitas não comprovadas de que isso estava acontecendo por lá.
Na verdade Bush queria mesmo era jogar umas bombas por lá, matar o Saddan e tomar conta do petróleo iraquiano.
A moça resolve denunciar anonimamente a tramoia, apesar do termo de confidencialidade que seu cargo exigia e a coisa toma proporções que ela não imaginava.
O gesto é considerado traição e ela será julgada pela sua tentativa de impedir a guerra e poupar vidas humanas.
4.600 soldados, entre americanos e ingleses morreram nessa m... e mais de 100.000 iraquianos.
Não deixem de ver.
Keira Kneitley está simplesmente perfeita, e olha que eu não gosto muito dela.
Ralph Fiennes carismático e competente como sempre.
O restante do elenco, irrepreensível.
Direção inspiradíssima de Gavin Hood, que leva a gente pra dentro do filme.
Ele dirigiu (O Jogo do Exterminador) de 2013.
Nota 7.8 de 10
IMDb: 7.3


Nosso Amor (Ordinary Love)

UK 2019
Romance leve e sensível apesar do tema forte e depressivo.
Casal de classe média, sem filhos (perderam a filha, mas o filme não se aprofunda nisso), já com a idade avançada, descobre que ela (Lesley Manville) de “Malévola” e “Trama Fantasma”, está com câncer de mama. Ele (Liam Neeson), vai dar todo apoio e será o companheiro que vai sofrer junto com a amada esposa.
Nada muito além disso, mas o filme se desenvolve de uma maneira bonita e cheio de amor.
As caminhadas do casal, o peixinho, as implicâncias normais com as manias de um e do outro, as lembranças da filha e as inevitáveis briguinhas com posteriores pedidos de desculpas.
Se você está em casa num dia frio de semana e está uma chuvinha chata lá fora, é o filme ideal, além disso, é curtinho: 01h27 já incluídos os créditos.
Nota 6.8 de 10
IMDb: 6.6 

 



quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven)

USA 1960

O western clássico de  John Sturges que foi uma refilmagem de “Os Sete Samurais” de Akira Kurosawa de 1954.
Sete pistoleiros (aliás, seis pistoleiros e um aspirante), se unem para defender um povoado de agricultores mexicanos que constantemente são saqueados pelo cruel Calvera (o impagável Eli Wallach) de “Três Homens em Conflito” e seu bando de 30 malfeitores.
Yul Brynner
Steve MacQueen
Charles Bronson
James Coburn
Robert Vaughn

Não precisa dizer mais nada né...
Filmaço obrigatório na memória de qualquer cinéfilo e apreciadores da sétima arte. Se existe alguém que ainda não viu... vejam! Hoje mesmo.
Ganhou uma refilmagem em 2016 com Denzel Washington no papel principal, dirigido por Antoine Fuqua. Assistível...
Nota 8.5 de 10
IMDb: 7.7


Cashback, Bem-Vindo ao Turno da Noite (Cashback)

 2006
Jovem universitário sofre uma desilusão amorosa e passa a ter uma crise interminável de insônia. Para não ficar a noite toda olhando pro teto do quarto, arranja um trabalho noturno num supermercado. Ali ele vai fazer amigos, conhecer colegas esquisitos, um chefe tranqueira e uma nova paixão. Um desfile de lembranças da sua infância e um poder de parar o tempo, vão dar um novo ânimo na sua vida e essa nova realidade, entre o real e o surreal vão despertar seu lado artístico.
Um filme despretensioso, com um protagonista que parece não estar nem aí pro mundo à sua volta, mas que, de um jeito leve e engraçado transporta a gente para dentro de um cenário amalucado, mas que no final nos deixa com a gostosa sensação de ter visto um filme agradável, artístico  e que não vai sair da cabeça da gente tão cedo.
Altamente recomendável.
Com Sean Biggerstaff (o Oliver Wood de Harry Potter), Emilia Fox e Michelle Ryan.
Obs: Muito nú feminino, inclusive frontal.
Nota 7.9 de 10
IMDb: 7.2 




Dr. Jack (Doctor Jack)

USA 1922
Harold Lloyd é o Dr. Jack Jackson do título. Um médico interiorano, hiper boa gente que vive cuidando da população mais pobre da região.
Em outro local, o Dr. Ludwig von Salsburg, um médico ás antigas, mantém uma moça de família abastada, reclusa como uma prisioneira, proibida de tomar sol, num local escuro e com as cortinas abaixadas, tudo para que ela se cure de um mal que parece só ser visto por ele. O pai da moça, crente que está fazendo o bem para a filha, segue rigorosamente as ordens do médico tirânico.
Até que um amigo da família, sugere ouvirem uma segunda opinião, já que a coitada não melhora nem com reza braba.
Já deu pra entender né? O Dr. Jack vai entrar numa disputa danada com o seu colega de profissão, que prefere ver a paciente naquele triste estado do que admitir sua incompetência.
Um mal entendido vai prejudicar a credibilidade do Dr.Jack, que já vai estar apaixonado pela moça e a partir daí é que o filme fica realmente divertido, pois uma criatura assustadora vai entrar em cena, causando uma baita confusão e uma correria dos diabos dentro da mansão.
Pra chorar de rir nos últimos vinte minutos.
Recomendadíssimo (Tem no Youtube)
Nota 7.8 de 10
IMDb: 7.1


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Ataque ao Prédio (Attack the Block)

  • UK 2011
Filminho “B” que tem por maior atrativo a presença do hoje ilustre John Boyega no papel principal. Ele é um tipo de “chefinho” de uma gang de pirralhos trombadinhas que numa noite de “trabalho” pela vizinhança do bairro, acabam topando com um bicho alienígena de outro planeta,  pra lá de esquisito. Ao ser arranhado pela criatura, ele revida e acaba atraindo uma horda de criaturas furiosas que vão atacar o prédio onde ele mora.
Incoerente, absurdo e cheio de mancadas, mas se você não ligar pra nada disso, vai se divertir um pouco, porque o filme é curto, movimentado e cheio de figurinhas carimbadas (leia-se personagens estranhos). 
Relaxe e divirta-se.
Eu torci pelos monstrinhos...
Com Jodie Whittaker de “Doctor Who”.
Nota 6.5 de 10
IMDb: 6.6

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Destacamento Blood (Das 5 Bloods)

USA 2020

De Spike Lee
Quatro amigos veteranos da guerra do Vietnam descobrem uma pista do local onde caiu um avião carregado de ouro do Tio Sam durante a referida guerra. Esse ouro ia para um país aliado, financiar apoio aos americanos contra os vietcongs.
Então eles se mandam para o local na intenção de resgatar o ouro e fazer caridade para eles mesmos.
Apesar da descontração aparente do início, cada um dos amigos leva sua história, seus traumas e suas neuras, coisas que vão pesar significavelmente no lado negativo da balança, além disso, os vietnamitas estão bem vivos e vão dar trabalho para os vovôs fodões. Pra ajudar a dar uma complicada na história, alguns contatos que deveriam ajudar, passam a ser suspeitos de traição.
Um dos últimos filmes com a participação do “Rei de Wakanda” Chadwick Boseman.
Com:
Delroy Lindo (que pode ser indicado ao Oscar de Melhor Ator)
Jonathan Majors (de Lovecraft Country)
Clarke Peters (De Volta ao Jogo)
Jean Reno
Mélanie Thierry

Movimentado, histórico, violento, trágico e bem humorado.
Apesar de alguns absurdos no roteiro, eu gostei bastante.
Nota 7.2 de 10
IMDb: 6.5


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Fúria Sanguinária (White Heat)

USA 1949
Cody Jarret (James Cagney) é um ladrão e assassino descontrolado que chefia um bando, em que todos os integrantes são procurados pela polícia dos Estados Unidos, inclusive sua mãe, que deve sofrer de algum distúrbio psíquico e que o ajuda em suas barbaridades. Quando a coisa fica realmente feia para o seu lado, depois de um assalto em que ele mata vários agentes dos correios, o cara resolve se entregar por um outro crime, que servirá de álibi e assim cumprirá uma pena bem mais branda, saindo livre em dois anos.
Só que na cadeia ele fica sabendo que seu braço direito, Big Ed (Steve Cochran), além de enfeitar-lhe o crânio, dando uns catas na sua namorada Verna (Virgínia Mayo), ainda encaminhou sua adorável mamãe para uma conversinha eterna com o capeta, pois a velhota ia denunciá-lo para o filho.
Tremendo de raiva igual um “corno terremoto”, ele foge da cadeia e mais endoidecido que antes vai causar muita morte até encontrar seu fim, trágico e grandioso.
Muitos apostavam que James Cagney seria indicado ao Oscar de melhor ator, mas não foi. Ele já havia sido premiado com o Oscarzão em 1943 pelo seu papel em “A Canção da Vitória”.
Filmaço clássico, querido dos aficionados.
Nota 7.8 de 10
IMDb: 8.1


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Quiz Charada - Qual é o Filme?

 A Mary vai conquistar o Ken e a Barbie vai ficar sozinha. Qual é o título do filme?
?
?
?
?
?

?
?
?
?
?

?
?
?
?
?

?
?
?
?
?

Ken Vai Ficar com Mary...


O Halloween de Hubie (Hubie Halloween)

USA 2020

Mais uma brincadeira de Adam Sandler e seus amigos.
Noite de Halloween na cidade de Salem, onde as festas do Halloween são mais ou menos como a queima de fogos na Praia de Copacabana no fim de ano no Rio. Tradicionalíssima.
Adam Sandler é Hubie, um cidadão exageradamente preocupado com a cidade e um sujeito que vê fantasmas e ameaças em todo canto e  por isso é o alvo principal dos engraçadinhos e bullyinistas de plantão, que vivem lhe pregando peças.
Apesar disso, ele segue determinado a manter a todos seguros e não deixar que nada estrague as festanças, mas desta vez, além das zueiras normais das quais é vítima, vai ter que enfrentar algo poderoso e sobrenatural.
As piadinhas seguem o padrão, umas muito boas, outras nem tanto, mas os personagens estranhos, esses são o melhor do filme, a começar pela vovó do Hubie e suas camisetas com frases sexuais. Hilário!
Com o time principal de amigos:
Kevin James
Steve Bushemi
Rob Schneider
Tim Meadows

E ainda: Ray Liotta, Shaquille O’Neil e Ben Stiller.
Não espere nada e divirta-se, vale a pena.
Nota 7.0 de 10
IMDb: 5.2
(Isso é gente que não gosta do Adam Sandler)


Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...