Menu - Gêneros

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Pinóquio (Pinocchio) Itália 2019


Concorre ao Oscar 2021 de Melhor Maquiagem e Figurino, apesar de ser um filminho xôxo, com piadinhas infantilóides e sem nenhuma graça. Além disso, criaram o Pinóquio mais chatinho de todos os tempos. A meu ver, o maior mérito desse Pinocchio à Carbonara, é ter no elenco Roberto Benigni, o italiano que conseguiu a façanha de ganhar três Oscars com o seu “A Vida é Bela” (La Vita è Bella) de 1997.

Aqui ele faz o Gepetto mais pobre de todas as versões que já foram produzidas para essa fábula e vive mindingando trabalho, até que tem a ideia de criar um boneco de madeira, ao ver um teatro de marionetes passar pela vila onde mora.

Então, ele consegue uma tora de madeira mal-assombrada e o tal do boneco começa a falar e agir como um garoto de rua, mesclando sua ingenuidade com rebeldia e virando um ladrãozinho, fugitivo da escola, com tendências a se inclinar para o lado das más companhias. Até que ele acaba sequestrado, indo viver mundo afora uma série de aventuras, sempre auxiliado por uma entidade, surgida sabe-se lá de onde, chamada Fada Azul que vive tirando ele das geladas em que se mete, sempre acompanhada por uma senhora caracolizada. Enquanto isso, Gepetto desesperado sai à sua procura...

Não vi motivos para a indicação de melhor maquiagem, a única que “se salva” para mim, é a do velho Juiz com cara de macaco, o restante fica à beira do ridículo, principalmente o tosquíssimo Atum com cara de gente.

O figurino também, não apresenta nada de excepcional, são apenas roupas de gente pobre, assim como todo o resto do filme. Apenas a fotografia se salva.

Quer saber? Não perca seu tempo, a não ser que seja para acompanhar os fedelhos.

Nota 5.0 de 10
IMDb: 6.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...