Menu - Gêneros

terça-feira, 13 de julho de 2021

Gata em teto de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof) USA 1958

 

A famosa peça de Tenessee Williams (ganhadora do Prêmio Pulitzer), adaptada para o cinema. E muito bem adaptada, já que os produtores foram espertos, escolheram um par central top de linha... Paul Newman como Brick, o esposo desconfiado, emburrado e mal humorado, e Elizabeth Taylor como Maggie, a gata do título.

Tudo se passa em algumas horas, durante as comemorações do aniversário do patriarca da família, Big Daddy (Burl Ives, que também era cantor de música Folk), o homem que veio do nada e fez fortuna. Ele está doente e pode ser que tenha pouco tempo de vida, o que desencadeia uma guerra de interesses, principalmente da cunhada, Mae (Madeleine Sherwood) mulher do irmão mais velho de Brick, que lança um verdadeiro bombardeio de acusações e suspeitas para cima de Maggie e Brick, com medo de perder sua fatia da herança, tudo em meio à crise matrimonial que o casal atravessa.

Diálogos afiadíssimos, veneno cuspido a cada minuto, acusações, mentiras, provocações, enfim... uma tempestade de diálogos muito bem escritos e muito bem interpretados. Impossível ficar indiferente.

Foi indicado ao Oscar em seis categorias, incluindo Melhor Ator Paul Newman, Melhor Atriz Elisabeth Taylor, Melhor Filme e Melhor Direção para Richard Brooks.

Um filme que ficou na história com todos os motivos para isso. Obrigatório para cinéfilos.

Nota 8.0 de 10
IMDb: 8.0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dias Perfeitos (Perfect Days) - Japão/Alemanha 2023 nota 7,8

Indicado ao “ Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ” e dirigido pelo prestigiado  Wim Wenders “ Asas do Desejo ”, “ Paris Texas ”, Dias Perfei...